Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5926
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão
Título(s) alternativo(s): The use of natural acid-base indicators in chemistry teaching: a review
Autor(a): Almeida, Célio dos Santos
Orientador(a): Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Resumo: Os indicadores ácido-base são substâncias que possuem cores diferentes em função da acidez da solução que está presente, sendo uma alternativa para a contextualização e elaboração de testes com materiais acessíveis e de baixo custo. Este manuscrito tem como objetivo apresentar uma revisão sobre o uso de produtos naturais utilizados como indicador natural aplicado ao ensino de ácido-base. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica integrativa, abrangendo o período de 2010 a 2020. A pesquisa foi realizada em um banco de dados Scielo, Google Acadêmico, Science Direct, ResearchGate e Redalyc. Houve ampla utilização de produtos naturais obtidos de flores, frutos, raizes e folhas utilizados como indicador natural, evidenciando as classes de flavonoides e antocianinas como os principais compostos associados à capacidade de mudar de cor em diferentes meios de pH. Os dados apresentados demonstraram a diversidade de materiais, os quais se mostraram eficientes como facilitadores da aprendizagem dos alunos, favorecendo a assimilação dos conteúdos
Resumo em outro idioma: Acid-base indicators are substances that have different colors depending on the acidity of the solution that is present, being an alternative for the contextualization and elaboration of tests with accessible and low-cost materials. This manuscript aims to present a review on the use of natural products used as a natural indicator applied to the teaching of acid-base. The methodology consisted of an integrative bibliographic research, covering the period from 2010 to 2020. The research was carried out in a database Scielo, Google Scholar, Science Direct, ResearchGate, and Redalyc. There was an ample use of natural products obtained from flowers, fruits, roots, and leaves used as a natural indicator, showing the classes of flavonoids and anthocyanins as the main compounds associated with the ability to change color in different pH media. The presented data demonstrated the diversity of materials, which were efficient as a facilitating of students' learning, favoring the assimilation of the Chemistry contents through the contextualizing of theoretical knowledge. Keywords: Natural products; Chemistry Teaching; Anthocyanin.
Palavras-chave: Produtos naturais
Ensino de Química
Antocianina
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
Citação: ALMEIDA, Célio dos Santos; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; SOUZA, Anderson de Oliveira. O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 9, p. 175997243, 15 ago. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7243.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5926
Vocabulário controlado: Indicadores ácido-base
Química - Estudo e Ensino
Química orgânica
Flavonoides
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CelioAlmeida.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari482,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.