Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: A produção de sabão como uma forma de preservação do meio ambiente e de ensino de Ciências
Autor(a): Neves, Bianca Ferreira
Orientador(a): Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a utilização de uma oficina de elaboração de sabão artesanal a partir de óleos residuais como ferramenta para o ensino de Ciências. A proposta didática foi realizada com alunos do 8º e 9° ano do Ensino Fundamental, em uma cidade no interior do Amazonas, Coari. Por meio de atividade experimental foi produzido sabão caseiro em barra e sabão líquido (detergente), onde se explorou os conceitos e valores relacionados ao impacto do descarte inadequado do óleo de cozinha para o meio ambiente e as transformações da matéria. Posteriormente os discentes apresentaram o resultado da atividade em uma feira cultural realizada pela escola sobre o meio ambiente. Os alunos apresentaram o produto feito por eles seguido de uma pequena explicação. Os resultados demonstram uma evolução na perspectiva dos discentes relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e uma maior compreensão sobre alternativas para o descarte e reutilização do óleo de cozinha.
Resumo em outro idioma: This work aims using of elaboration of handmade soap from residual oils as a tool for science teaching. The activity was carried out with students from the 8th and 9th grade of elementary school, in Coari city, Amazon. Homemade soap and liquid soap (detergent) were produced in experimental class. impact of improper disposal of cooking oil on the environment and the transformation of matter were explored. Students presented the result of the activity in a cultural project by the school on the environment. The students presented the product made by them followed by a short explanation. The results demonstrate an evolution in the students' perspective related to the care for the environment and a greater understanding of alternatives for the disposal and reuse of cooking oil.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Reciclagem
Sabão Artesanal
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5931
Vocabulário controlado: Óleos residuais
Ensino de Ciências
Sabão em barra
Meio ambiente
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BiancaNeves.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari324,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.