Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5935
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas de leitura com crianças: um estudo sobre metodologias de ensino e participação dos pais na formação do leitor.
metadata.dc.creator: Silva, Djalma Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Josenildo Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Sebastião Melo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico apresenta uma pesquisa sobre práticas de leitura em uma escola pública, com o objetivo de analisar as práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental e a participação da família na formação da criança leitora. O estudo partiu de uma pesquisa realizada no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do curso de Pedagogia no município de Benjamin Constant - AM, onde percebemos a necessidade e importância do ler nos diferentes espaços. Para isso, os teóricos que subsidiam o trabalho são, Freire (1996), Aranha (1989), Gadotti (1995), Martins (1994), Machado (2011) e outros, que nos levam a refletir sobre a leitura como elemento primordial na formação da criança. Os caminhos metodológicos adotados foram a pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Os dados coletados foram através da observação participante, questionários envolvendo pedagogo, professor e pais de alunos da Escola Municipal CESBI de Benjamin Constant -AM. Nota-se que a metodologia adotada para a prática de leitura no espaço escolar vai de leitura individual, silenciosa e coletiva, empréstimos de livros na biblioteca como forma de incentivo e participação em projetos de leitura organizados por toda escola. Além disso, pode-se afirmar o quão é importante a participação dos pais ou responsáveis em parceria com a escola para desenvolvimento e formação da criança leitora, entendendo que alguns pais não são alfabetizados, mas cumprem com o dever de incentivar seus filhos aos estudos. Portanto, com os dados foi possível analisar a importância do espaço escolar, do pedagogo, do professor e dos pais de alunos, para o incentivo à prática de leitura e para o desenvolvimento da criança na escola.
Abstract: Este trabajo monográfico presenta una investigación sobre las prácticas lectoras en una escuela pública, con el objetivo de analizar las prácticas lectoras desarrolladas en el aula con niños desde los primeros años de la escuela primaria y la participación de la familia en la formación del niño lector. El estudio partió de una búsqueda realizada en el Pasantía Supervisada en los Primeros Años de la carrera de Pedagogía en la ciudad de Benjamin Constant - AM, donde nos dimos cuenta de la necesidad e importancia de la lectura en diferentes espacios. Para ello, los teóricos que apoyan el trabajo son Freire (1996), Aranha (1989), Gadotti (1995), Martins (1994), Machado (2011) y otros, quienes nos llevan a reflexionar sobre la lectura como elemento clave en la formación del niño. Los caminos metodológicos adoptados fueron la investigación de campo con enfoque cualitativo. Los datos recolectados fueron a través de la observación participante, cuestionarios que involucraron a pedagogo, docente y padres de alumnos de la Escuela Municipal CESBI de Benjamin Constant -AM. Se observa que la metodología adoptada para la práctica de la lectura en el espacio escolar va desde la lectura individual, silenciosa y colectiva, el préstamo de libros de la biblioteca como forma de estímulo y participación en proyectos de lectura organizados en toda la escuela. Además, se puede afirmar lo importante que es la participación de los padres o tutores en alianza con la escuela para el desarrollo y formación del niño lector, entendiendo que algunos padres no saben leer y escribir, pero cumplen con el deber de animar a sus hijos a estudiar. Por tanto, con los datos se pudo analizar la importancia del espacio escolar, el pedagogo, el docente y los padres de los alumnos, para incentivar la práctica de la lectura y para el desarrollo del niño en la escuela.
Keywords: Leitura
Práticas pedagógicas
Participação dos pais
Formação do leitor
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5935
metadata.dc.subject.controlado: Práticas de leitura
Crianças - Livros e leitura
Leitura (Ensino fundamental)
Formação da criança leitora
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DjalmaSantos.pdfPedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant2,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.