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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9935066425464773pt_BR
dc.creatorSouza, Rayene Monteiro-
dc.creatorSilva, Mayda Freitas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545399674969934pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062291315012877pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T21:45:09Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2021-08-13T21:45:09Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5948-
dc.description.abstractThis research aims to raise awareness about the importance of chemical knowledge for sustainability. In order to do this, workshops were carried out for the production of biodegradable polymers from the Amazonian tubercle (cassava). The activity was developed with students from the third year of high school of a public school in the municipality of Coari, Amazonas, Brazil. The present methodology consisted of the characterization of the project and the extraction of the starch contained in the tubers and the ministry of workshops for the production of biodegradable plastic. The project contributed to the students’ awareness about the importance of the sustainable use of Amazonian raw materials, in addition to collaborating for the teaching of chemistry concepts through experimental practice. Thus, students could re ect on the scienti c knowledge used for the development of society and the social role of Chemistry in the environment.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva sensibilizar sobre a importância dos conhecimentos químicos para a sustentabilidade. Para tanto, foi realizado o cinas para a produção de polímeros biodegradáveis a partir do tubérculo Amazônico (mandioca). A atividade foi desenvolvida com discentes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Coari, Amazonas, Brasil. A metodologia consistiu na caracterização do projeto e a extração da fécula contida nos tubérculos e na ministração de o cinas para a produção do plástico biodegradável. O projeto contribuiu para a sensibilização dos alunos sobre a importância do uso sustentável das matérias primas Amazônicas, além de colaborar no ensino dos conceitos de Química por meio da prática experimental. Os discentes puderam re etir sobre como o conhecimento cientí co pode ser utilizado para o desenvolvimento da sociedade e o papel social que a Química tem em relação ao ambiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.relation.referencesABRANTES, V. A. M. S. D.; MIRANDA, M. G. D.; VASCONCELLOS, C. A. B. D. Educação ambiental na escola: Do papel à realidade - do discurso ao comprometimento. Revista Brasileira de Educação Ambiental. v. 9, n. 2, p. 424-435, 2014. ALLEN, A. C. The origin of Manihot esculenta Crantz (Euphorbiaceae). Genetic Resource and Crop Evolution, v.41, p.133-150, 1994. ARENAS, A. M. Z. Filme biodegradável à base de fécula de mandioca como potencial indicador de mudança de pH. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. AZEVEDO, A. R. A.; ALMEIDA, V. M.; SANTOS, S. A. S. Síntese de bioplásticos feitos com polímeros naturais: uma alternativa para a gestão ambiental. Conhecimento e Diversidade, v.9, n.19, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3278 BEGNINI, M. L.; SANTOS, N. R.; TOLEDO, A. L. O.; OLIVEIRA, et al. Obtenção de bioplástico com antocianina reforçado com nanocelulose extraída da bra da banana Brazilian Journal of Development, v.5, n.12, p. 28405-28415, 2019. DOI:10.34117/ bjdv5n12-024 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. CASTRO, D. L.; CAVALCANTE, M. P.; PEDROSA, M. C. G. Nanotecnologia e polímeros: revisão dos temas visando a abordagem em aulas de Química. Revista Thema, v.16, n.2, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.313-330.1164 CRUZ, M. E. B.; NETO, J. E. S. O ensino de química orgânica na química nova na escola: primeira parte de uma análise de tendenciais. Pernambuco: 2018. FECHINE, G. J. M. Polímeros biodegradáveis: tipos, mecanismos, normas e mercado mundial. São Paulo: Editora Mackenzie, 2013. FREITAS, W. P. S.; MÜNCHEN, S.; CALIXTO, V. S. Conscientização social e preservação ambiental: desenvolvimento de valores em aulas de Química a partir do tema Plásticos. Redequim, Recife, v. 2, n.2, p. 56 - 69. 2016 GUTERRES, M.; VASCONCELOS, N. J. S.; RHODEN, C. R. B. Síntese de polímero biodegradável como alternativa de agente abrasivo na indústria cosmética. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar. 2020. KAPPLER, F.; SANTANNA, V.; NUNES, M. R. S. Avaliação de bioplásticos produzidos com amido de milho e extrato de jabuticaba (Plinia jaboticaba). Anais da IX SIEPEX, 2019. Disponível em: http://conferencia.uergs.edu.br/index.php/IXSIEPEX/ IXSIEPEX/paper/view/3323. Acesso em 14/4/2020. LAYRARGUES, P. P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Edições MMA – Ministério do meio Ambiente, diretoria de educação ambiental, 2004. LIMA, A. G.; FERNANDES, C. M.; SILVA, I. M.; RODRIGUES, N. S.; SANTOS, P. V. E.; ROSA, J. Q. S. Estado da Arte da Cultura da Mandioca no Brasil. Montes Belos: 2019. OLSEN, K .M.; SHALL, B. A. Microsatellite variation in cassava (Manihot esculenta, Euphorbiaceae) and wild relatives: further evidence for a southern Amazonian origin and domestication. American Journa of Botany, v.88, n.1, p.131-142, 2000. OZÓRIO, M. DA S.; SOUZA FILHO, M. P. DE; ALVES, N.; JOB, A. E. Promovendo a conscientização ambiental: resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio sobre polímeros, plásticos e processos de reciclagem. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 2, p. 11-24, 2015. ROSS, A.; BECKER, E.L.S. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012. SANTOS, N. L.; SILVA, M. M. P. Por Que Educação Ambiental Não Tem Alcançado Mudanças Signi cativas Na Sociedade Contemporânea? Uma Análise De Artigos Publicados Em Eventos Cientí cos No Brasil De 2005 A 2010. Revista eletrônica Mestrado Educação Ambiental. v. 27, 2011. TAMIASSO-MARTINHON, P.; RODRIGUES, A. G.; ROCHA, A. S.; SOUSA, C. Polímeros e meio ambiente: uma proposta de ensino interativo numa abordagem teórico prática para alunos de química do ensino médio. Scientia Naturalis, v. 1, n. 4, p. 26-38, 2019. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2609.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPolímeros naturaispt_BR
dc.subjectCoaript_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApt_BR
dc.titleQuímica e a elaboração de plástico biodegradáveis como ferramenta e conscientização ambientalpt_BR
dc.title.alternativeChemistry and the preparation of biodegradable plastics as environmental awareness toolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-03-16-
dc.publisher.localpubCoari-AMpt_BR
dc.subject.controladoSustentabilidadept_BR
dc.subject.controladoPolímeros biodegradáveispt_BR
dc.subject.controladoMatérias-primas Amazônicaspt_BR
dc.subject.controladoQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7998-410Xpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7998-410Xpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.contributor.grupo-pesquisaResidêcia Pedagogicapt_BR
dc.publisher.courseCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Coaript_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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