Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5951
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Reciclagem: uma relação entre a escola e o Meio Ambiente
metadata.dc.creator: Silva, Gerlane Martins da
Kaminski, Ana Claudia
Cota, Maria Raquel de Carvalho
Meliciano, Natasha verdasca
metadata.dc.contributor.advisor1: Meliciano, Natasha Verdasca
metadata.dc.description.resumo: A reciclagem é um processo reaproveitamento do material que é descartado pela sociedade, é o método em que os resíduos de produtos são reutilizados ou transformado em novos produtos. E essa prática no sentido de minimizar o impacto ambiental com a reutilização do que é descartado pela sociedade, mas pouco é feito em termos de reciclagem apesar de ser cada vez mais recorrente em meios de comunicação referir-se a está prática sustentável. As escolas podem criar contentores de reciclagem nas salas de aulas, escritórios, salões e refeitório para coletar resíduos. O projeto de intervenção surgiu da necessidade de sensibilizar os alunos sobre a geração e o reaproveitamento do lixo no qual utilizou-se como método qualitativo e quantitativo e pesquisa-ação, em que foi realizado na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, Coari-AM, com alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ano “1” do turno da noite. A intervenção foi realizada de forma satisfatória, envolvendo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para a sensibilização do cuidado com o Meio Ambiente e a Reciclagem, com enfoque no consumo consciente e a reutilização de materiais destinados ao o lixo, mostrando aos educandos que a reutilização também é possível dentro do ambiente escolar. A aplicação da intervenção mostrou aos educandos a importância do reaproveitamento do lixo, ao contrário do que se pensa sobre este tipo de material, como sendo sem uso, pois possuem um grande potencial de reaproveitamento, conservando, assim, os recursos naturais não-renováveis.
Abstract: Recycling is a reuse process of material that is discarded by society, it is the method in which waste products are reused or transformed into new products. And this practice in minimizing the environmental impact with the reuse of what is discarded by society, but little is done in terms of recycling despite being increasingly recurrent in the media refers to this sustainable practice. Schools can create recycling bins in classrooms, offices, halls, and cafeteria to collect waste. The intervention project arose from the need to sensitize students about the generation and reuse of garbage in which the qualitative-quantitative character and action research, which was carried out at the Maria Almeida do Nascimento State School, Coari- AM, with students of Youth and Adult Education (EJA) of the 1st year “1” of the night shift. The intervention was satisfactorily carried out, involving the students of Youth and Adult Education (EJA), to raise awareness of care with the environment and recycling, focusing on conscious consumption and the reuse of materials destined for waste, showing to learners that reuse is also possible within the school environment. The application of the intervention showed the students the importance of the reuse of waste, contrary to what is thought about this type of material, as being unused because they have a great potential for reuse, thus conserving non-renewable natural resources.
Keywords: Reutilização
Ambiente escolar
Sensibilização
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5951
metadata.dc.subject.controlado: Educação e meio ambiente
Coleta seletiva de lixo
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Artigo_GerlaneSilva.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.