Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5954
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física |
metadata.dc.creator: | Picanço, Ingra de Andrade Amaral, Sâmara da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Roseane Oliveira do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elizandra Garcia da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Raimundo Inácio da Costa |
metadata.dc.description.resumo: | Os jogos tradicionais possibilitam desenvolver uma educação baseada no processo lúdico e criativo. Nesse contexto, a Educação Física Escolar destaca-se como a disciplina que tem como uma de suas funções propor aos alunos novas formas de brincar exercitando sua criatividade. O objetivo deste trabalho foi investigar estudos que abordem a utilização do tema jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi adotado o método de revisão integrativa de literatura, de modo que a seleção de artigos foi feita mediante o levantamento e análise do que foi publicado sobre o objeto de estudo nas bases de dados on-line Lilacs, Scielo, PubMed e Bireme. Os resultados da análise integrativa nos permitiram quantificar apenas cinco estudos sobre esta temática, o que é pouco para o intervalo de uma década. Vale destacar, que os estudos direcionados aos jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Física escolar são de suma importância, pois corroboram com a identificação da relevância e aplicabilidade dos jogos e brincadeiras tradicionais como ferramenta de ensino multidisciplinar. Foi possível concluir que os objetivos da maioria dos estudos analisados foi utilizar este conteúdo como instrumento para o resgate cultural, para o desenvolvimento do pensamento crítico, como possibilidade de conteúdo para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Traditional games make it possible to develop an education based on the playful and creative process. In this context, School Physical Education stands out as a subject that has as one of its functions to propose to the students new ways of playing and exercising their creativity. The objective of this study was to investigate studies that address the use of traditional games and play in Physical Education classes for Elementary School. To carry out this study, the integrative literature review method was adopted, so that the selection of articles was made through a survey and analysis of what was published on the object of study in the online databases Lilacs, Scielo, PubMed, and Bireme. The results of the integrative analysis allowed us to quantify only five studies on this theme, which is too few for the interval of a decade. It is worth pointing out that studies on traditional games and games in school Physical Education are extremely important, as they corroborate the identification of the relevance and applicability of traditional games and games as a multidisciplinary teaching tool. It was possible to conclude that the objectives of most of the studies analyzed was to use this content as a tool for cultural rescue, for the development of critical thinking, as a possibility of using it in school Physical Education the development of critical thinking, as a possibility of content for Physical Education classes in elementary school. |
Keywords: | Jogos Brincadeiras Tradicionais Educação Física |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Educação Física - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5954 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação Física - Ensino fundamental Ensino multidisciplinar Brincadeiras tradicionais Formação do indivíduo |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC _IngraPicanco.pdf | Educação Física - Licenciatura - Parintins | 931,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.