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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Roseane Oliveira do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4653931476593854pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elizandra Garcia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Raimundo Inácio da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269319127647982pt_BR
dc.creatorPicanço, Ingra de Andrade-
dc.creatorAmaral, Sâmara da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701336695890604pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099111952651711pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-19T20:29:30Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-19T20:29:30Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5954-
dc.description.abstractTraditional games make it possible to develop an education based on the playful and creative process. In this context, School Physical Education stands out as a subject that has as one of its functions to propose to the students new ways of playing and exercising their creativity. The objective of this study was to investigate studies that address the use of traditional games and play in Physical Education classes for Elementary School. To carry out this study, the integrative literature review method was adopted, so that the selection of articles was made through a survey and analysis of what was published on the object of study in the online databases Lilacs, Scielo, PubMed, and Bireme. The results of the integrative analysis allowed us to quantify only five studies on this theme, which is too few for the interval of a decade. It is worth pointing out that studies on traditional games and games in school Physical Education are extremely important, as they corroborate the identification of the relevance and applicability of traditional games and games as a multidisciplinary teaching tool. It was possible to conclude that the objectives of most of the studies analyzed was to use this content as a tool for cultural rescue, for the development of critical thinking, as a possibility of using it in school Physical Education the development of critical thinking, as a possibility of content for Physical Education classes in elementary school.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos tradicionais possibilitam desenvolver uma educação baseada no processo lúdico e criativo. Nesse contexto, a Educação Física Escolar destaca-se como a disciplina que tem como uma de suas funções propor aos alunos novas formas de brincar exercitando sua criatividade. O objetivo deste trabalho foi investigar estudos que abordem a utilização do tema jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo foi adotado o método de revisão integrativa de literatura, de modo que a seleção de artigos foi feita mediante o levantamento e análise do que foi publicado sobre o objeto de estudo nas bases de dados on-line Lilacs, Scielo, PubMed e Bireme. Os resultados da análise integrativa nos permitiram quantificar apenas cinco estudos sobre esta temática, o que é pouco para o intervalo de uma década. Vale destacar, que os estudos direcionados aos jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Física escolar são de suma importância, pois corroboram com a identificação da relevância e aplicabilidade dos jogos e brincadeiras tradicionais como ferramenta de ensino multidisciplinar. Foi possível concluir que os objetivos da maioria dos estudos analisados foi utilizar este conteúdo como instrumento para o resgate cultural, para o desenvolvimento do pensamento crítico, como possibilidade de conteúdo para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.relation.referencesBASEI, A. P. Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación n. 75, v. 3 p. 1681-5653 25 de octubre de 2008. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/2563Basei.pdf>. Acesso em: 05 Nov. 2019. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física. Brasília Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998,144p. (PCNS 5 a 8 Séries). BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2017. BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020. COSTA, S; et. al. Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física escolar. Fiep Bulletin – Volume 85, Special Edition – Aticle I, 2015. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/viewFile/4902/10552 Acesso em: 20 jul. 2020. FALCÃO, Julia Miranda. et al. Saberes compartilhados no ensino de jogos e brincadeiras: maneiras/artes de fazer na educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 3, p. 615-631, jul./set. 2012. FERREIRA, H. S. Apostila para concurso de professores de educação física SD3: Tendências da Educação Física. Fortaleza, 2009. FREIRE, Marilia. Significações de jogo: Um estudo com professores de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 173-190, setembro/2017. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 5 edição. São Paulo: Perspectiva, 2007. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo e a Educação. 2ª ed. São Paulo: Editora Cortiz, 1997. MALDONADO, Daniel Teixeira. O jogo como manifestação da cultura corporal de movimento na educação física escolar: As três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência v. 28, n. 48, p. 386-403, setembro/2016. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: Planejamento execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999. MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/jogo/. Acesso em: 16 fev. 2021. MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/brincadeira/. Acesso em: 16 fev. 2021. MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portuguesbrasileiro/BRINCAR/. Acesso em: 16 fev. 2021. MORENO, Milena Farias. NETO, Luiz Torres Raposo. COSTA, Roberta Oliveira da. Ausência da prática regular de educação física na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 05, pp. 116-137. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959. NOVAIS Iara Tedeschi. Adaptação de jogos eletrônicos para aulas de Educação Física. 2012. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura – Educação Física) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. PALMA, Miriam Stock. Representações das crianças sobre o brincar na escola. Revista Portuguesa de Educação, 2017, 30(2), pp. 203-221 Disponível em: doi:10.21814/rpe.8243. RODRIGUES, A. J. D. Os benefícios da prática regular de exercícios físicos com contribuição para qualidade de vida. Monografia (Graduação) Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Porto Alegre – RO, 97f. 2012. SANTOS, G. A; CHAGAS, M. V. S; JESUS, R. PEREIRA, L. G. O brincar livre e espontâneo: Resgatando brincadeiras tradicionais. REDIVI – Revista de Divulgação Interdisciplinar Virtual do Núcleo das Licenciaturas. Volume 4, número 1, 2016. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/9721 Acesso em: 30 ago. 2020. SILVA JVP, SAMPAIO TMV. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. R. bras. Ci. e Mov 2011;19(1):72-8. SOMMERHALDER, A.; ALVEZ, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. Curitiba, PR: crv, 2011. 123 p. TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: Implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Wak, 2010. TENÓRIO, Jederson Garbin e SILVA, Cinthia Lopes da. Educação Física escolar e Artes: Experiência Pedagógica a partir de Jogos e Brincadeiras. SALUSVITA. Bauru, v. 34, n. 3, p. 417-436, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectTradicionaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-07-08-
dc.publisher.localpubParintins-AMpt_BR
dc.subject.controladoEducação Física - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.controladoEnsino multidisciplinarpt_BR
dc.subject.controladoBrincadeiras tradicionaispt_BR
dc.subject.controladoFormação do indivíduopt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1580-156Xpt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1580-156Xpt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEducação Física - Licenciatura - Parintinspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

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