Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5956
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conteúdo de solos nos livros didáticos de Ciências Naturais das escolas públicas de Humaitá-AM
Título(s) alternativo(s): Soil content in natural Science Books of public books of public schools in Humaitá-AM
Autor(a): Silva, Guilherme Abadia da
Orientador(a): Silva, Viviane Vidal da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Renato Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Milton César Costa
Resumo: O solo é um componente essencial para a manutenção do ambiente, entender suas características, processos e principalmente sua importância, colabora para mudança do panorama relacionado a degradação e com a implementação ações de conservação e conscientização. Essas ações podem ser realizadas inicialmente nas escolas, nos anos iniciais, na promoção do interesse e, especialmente no desenvolvimento da percepção e cuidados com o solo. Com base nesse contexto, o estudo teve como objetivo a análise do conteúdo de solos nos livros didáticos de Ciências. Esse conteúdo foi analisado em três livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, adotados nas escolas públicas e disponibilizados pelo PNLD 2020. As categorias analisadas: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas, atividades práticas e conteúdo complementares. O LD-3 não apresenta conteúdos iniciais, embora concentre quantidades superiores de recursos visuais em relação aos demais livros. O LD-2 apresentou mais atividades propostas. O LD-1 apresenta o menor número de páginas dedicadas ao conteúdo, menores quantidades de recursos visuais. Todos os livros desenvolvem competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. O foco dos livros didáticos está na apresentação do conteúdo conceituais, atividades de uso e ações de conservação visando a redução da degradação do solo, contextualizado com a realidade dos estudantes. As atividades salientam ações de avaliação, ativação, exploração, interpretação, construção e realização de ações. Os experimentos foram a única atividade prática identificada nos livros didáticos. Em relação ao conteúdo complementar, foram identificados em todos os livros, com a predominância de textos e atividades auxiliares, além de fontes de pesquisas.
Resumo em outro idioma: Soil is an essential component for the maintenance of the environment, understanding its characteristics, processes and especially its importance, contributes to changing the landscape related to degradation and implementing conservation and awareness actions. These actions can be carried out initially in schools, in the early years, to promote interest and, especially, to develop awareness and care for the soil. Based on this context, the study aimed to analyze the content of soils in science textbooks. This content was analyzed in three textbooks from the 6th year of elementary school, adopted in public schools and made available by PNLD 2020. The analyzed categories: theoretical content, visual resources, proposed activities, practical activities and complementary content. The LD-3 does not have initial content, although it concentrates greater amounts of visual resources compared to other books. LD-2 presented more proposed activities. The LD-1 features the fewest number of pages devoted to content, the least amount of visuals. All books develop skills in accordance with the Common National Curriculum Base. The focus of textbooks is on the presentation of conceptual content, use activities and conservation actions aimed at reducing soil degradation, contextualized with the students' reality. The activities emphasize actions of evaluation, activation, exploration, interpretation, construction and carrying out actions. Experiments were the only practical activity identified in textbooks. Regarding the complementary content, they were identified in all books, with the predominance of texts and auxiliary activities, in addition to research sources.
Palavras-chave: Atividades
Conservação
Educação
Recursos Visuais
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5956
Vocabulário controlado: Solos - Conservação
Solo - Uso
Solos - Degradação
Ciências da natureza
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GuilhermeAbadia.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Humaitá1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.