Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5959
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ArtComunicar : consultoria em comunicação para pequenos empreendedores
metadata.dc.creator: Souza, Carla Lorena de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Bento, Mateus da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Inara Regina Batista da
metadata.dc.contributor.referee2: Cerquinho, Kleomara Gomes
metadata.dc.description.resumo: Uma consultoria de comunicação estratégica no ambiente digital para microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores é indispensável em razão das necessidades que caracterizam a atuação dessas organizações nas vendas on-line e no desenvolvimento de seus negócios na Internet. O objetivo principal desta pesquisa é elaborar o plano de negócio de uma empresa de consultoria em comunicação estratégica on-line para microempresas e empresas de pequeno porte. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, cunho exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. O resultado é a elaboração do plano de negócios da empresa ArtComunicar, que está estruturado em: sumário executivo, empresa, plano de relações públicas e plano financeiro. Conclui-se que o mercado manauara tem espaço para a atuação de uma consultoria de comunicação voltada para os pequenos negócios, mas requer mais preparo em gestão financeira por parte da proprietária.
Abstract: A strategic communication consultancy in the digital environment for micro- enterprises, small businesses and micro-entrepreneurs is essential due to the needs that characterize the performance of these organizations in online sales and in the development of their businesses on the internet. The main objective of this research is to prepare the business plan of a consulting company in strategic online communication for micro and small businesses. It is an applied research, exploratory and descriptive nature and qualitative approach. The result is the preparation of the business plan of the company ArtComunicar, which has the following structure: executive summary, company, Public Relations plan and financial plan. The conclusion is that the Manaus market has room for a business-oriented communication consultancy, but requires more preparation in financial management by the owner.
Keywords: Comunicação
Pequenas Empresas
ArtComunicar
Consultoria
Empreendedorismo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5959
Issue Date: 14-Jul-2021
metadata.dc.subject.controlado: Empreendedorismo social
Comunicação de massa e negócios
Comunicações digitais
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CarlaSouza.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.