Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5961
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Narrativas de professoras aposentadas: histórias de formação e docência
metadata.dc.creator: Lagos, Elaine Diniz Abreu
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Eliane Regina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Eulina Maria Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Barroso, Francisca Chagas da Silva
metadata.dc.description.resumo: O trabalho refere-se as Narrativas de Professoras Aposentadas: Histórias de Formação e Docência, a investigação deste trabalho foi a qualitativa, com os aspectos teóricos e metodológicos de uma abordagem biográfica que tem como objetivo geral compreender as histórias de vida de Professoras Aposentadas que exerceram à docência nas décadas de 1980 a 2020 no município de Humaitá-Amazonas. O processo de investigação privilegiou as narrativas, por meio de áudios via whatsApp e pela escrita das Professoras Aposentadas. Conclui-se que a formação e à docência entrecruzam-se, o que significa que a vida pessoal e profissional são indissociáveis e isto foi evidenciado nas narrativas de cada Professora Aposentada, e ao situar percursos epistemológicos da pesquisa com a história de formação e docência, é possível compreender por meio do estudo como a vida pessoal e profissional estão interligadas com o cotidiano da escola, dos colegas, dos estudantes; há momentos de desafios e dificuldades, contudo, há resistências satisfação até caminhar para a aposentadoria.
Abstract: This work refers to retired teachers’ narratives: academic education and teaching stories. The investigation present in this work was qualitative, having as theoretician and methodological aspects a biographical approach. Our general objective is to understand the life stories of retired teachers who practiced teaching from 1980 to 2020 in the city of Humaitá-Amazonas. The investigation process favored the narratives, through audios via WhatsApp and the writing of retired teachers. We conclude that academic education and teaching intersect each other, which means that personal and professional life are inseparable and this was evidenced through the narratives of each retired teacher. By locating epistemological research paths with the history of academic education and teaching, it was possible to understand through this work how personal and professional lives are interconnected with the school routine, colleagues and students. Along this path, there are moments of challenges and difficulties, however, there are resistances and satisfaction until to walk for retirement.
Keywords: História de vida
Life’s History
Formação
Academic Education
Docência
Retired teacher
Professoras aposentadas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citation: LAGOS, Elaine Diniz Abreu. Narrativas de professoras aposentadas : história de formação e docência / Elaine Diniz Abreu Lagos. 2021. 43 f.: il.; 31 cm.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5961
metadata.dc.subject.controlado: Professoras - Aposentadoria - Humaitá (AM)
Professores - Formação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElaineLagos.pdf483,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.