Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee2Barroso, Francisca Chagas da Silva-
dc.creatorLagos, Elaine Diniz Abreu-
dc.date.accessioned2021-08-27T04:08:04Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2021-08-27T04:08:04Z-
dc.identifier.citationLAGOS, Elaine Diniz Abreu. Narrativas de professoras aposentadas : história de formação e docência / Elaine Diniz Abreu Lagos. 2021. 43 f.: il.; 31 cm.pt_BR
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5961-
dc.description.abstractThis work refers to retired teachers’ narratives: academic education and teaching stories. The investigation present in this work was qualitative, having as theoretician and methodological aspects a biographical approach. Our general objective is to understand the life stories of retired teachers who practiced teaching from 1980 to 2020 in the city of Humaitá-Amazonas. The investigation process favored the narratives, through audios via WhatsApp and the writing of retired teachers. We conclude that academic education and teaching intersect each other, which means that personal and professional life are inseparable and this was evidenced through the narratives of each retired teacher. By locating epistemological research paths with the history of academic education and teaching, it was possible to understand through this work how personal and professional lives are interconnected with the school routine, colleagues and students. Along this path, there are moments of challenges and difficulties, however, there are resistances and satisfaction until to walk for retirement.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho refere-se as Narrativas de Professoras Aposentadas: Histórias de Formação e Docência, a investigação deste trabalho foi a qualitativa, com os aspectos teóricos e metodológicos de uma abordagem biográfica que tem como objetivo geral compreender as histórias de vida de Professoras Aposentadas que exerceram à docência nas décadas de 1980 a 2020 no município de Humaitá-Amazonas. O processo de investigação privilegiou as narrativas, por meio de áudios via whatsApp e pela escrita das Professoras Aposentadas. Conclui-se que a formação e à docência entrecruzam-se, o que significa que a vida pessoal e profissional são indissociáveis e isto foi evidenciado nas narrativas de cada Professora Aposentada, e ao situar percursos epistemológicos da pesquisa com a história de formação e docência, é possível compreender por meio do estudo como a vida pessoal e profissional estão interligadas com o cotidiano da escola, dos colegas, dos estudantes; há momentos de desafios e dificuldades, contudo, há resistências satisfação até caminhar para a aposentadoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectLife’s Historypt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAcademic Educationpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectRetired teacherpt_BR
dc.subjectProfessoras aposentadaspt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleNarrativas de professoras aposentadas: histórias de formação e docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-07-12-
dc.publisher.localpubHumaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoProfessoras - Aposentadoria - Humaitá (AM)pt_BR
dc.subject.controladoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-6018-7140pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-6018-7140pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ElaineLagos.pdf483,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.