Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5971
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégia de ensino em tempos de pandemia do coronavírus: experiências dos professores da rede pública de São Paulo de Olivença/AM
Other Titles: Teaching strategy in times of coronavirus pandemic: experiences of public school teachers in São Paulo de Olivença/AM
metadata.dc.creator: Gomes, Raimica Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Canalez, Geise de Góes
metadata.dc.contributor.referee1: Dutra, Jurandir Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Braule, Gilvânia Plácido
metadata.dc.description.resumo: Diante e essa pandemia do coronavírus que o mundo vem enfrentando, elaboramos este Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo geral de analisar as estratégias de ensino que os professores da rede pública de ensino desenvolveram diante a pandemia no município de São Paulo de Olivença/AM. O trabalho possui características da pesquisa qualitativa buscando-se o entendimento sobre as estratégias de educação no ensino público diante dos desafios impostos pela Covid-19. Quanto aos seus objetivos específicos buscamos atender a pesquisa de campo, de uma maneira diferente de olhar e de pensar esta determinada realidade a partir da experiência e da apropriação do conhecimento. Como resultados foi possível notar vários fatores que interferiram para que o ensino remoto nas duas escolas no município de São Paulo de Olivença não ter sido eficaz, devido tanto ao acesso à internet e conectividade, a falta de acompanhamento dos pais como também o não retorno pelos estudantes das atividades repassadas pelos professores. Além disso, verificou-se a percepção de professores, pais/mães e estudantes sobre os desafios que estão passando, cujos depoimentos acenam para a importância do retorno às atividades presenciais, assim que for possível e seguro para todos(as).
Abstract: Faced with this coronavirus pandemic that the world has been facing, we prepared this Course Conclusion Paper with the general objective of analyzing the teaching strategies that public school teachers developed in the face of the pandemic in the city of São Paulo de Olivença/AM. The work has characteristics of qualitative research seeking to understand the strategies of education in public education in view of the challenges imposed by Covid-19. As for its specific objectives, we seek to meet the field research, in a different way of looking at and thinking about this particular reality from the experience and appropriation of knowledge. As a result, it was possible to notice several factors that interfered so that remote teaching in the two schools in the city of São Paulo de Olivença was not effective, due to both internet access and connectivity, the lack of parental monitoring as well as the non-return by the parents. students of the activities passed on by the teachers. In addition, the perception of teachers, parents and students about the challenges they are going through was verified, whose testimonies point to the importance of returning to face-to-face activities, as soon as possible and safe for everyone.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Desafios da Educação
Ensino Remoto
Conectividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5971
metadata.dc.subject.controlado: Estratégias de ensino
São Paulo de Olivença (AM)
Redes sociais
Educação pública
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Agrárias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RaimicaGomes.pdfCiências Agrárias e do Ambiente - Licenciatura - Benjamin Constant1,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.