Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5998
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino e a aprendizagem no contexto do ensino remoto : narrativas de estudantes universitários do IEAA/UFAM |
Other Titles: | Teaching and learning in the context of remote teaching: narratives of university students of the IEAA/UFAM Enseñanza y aprendizaje en el contexto de la enseñanza a distancia: narrativas de estudiantes universitarios de la IEAA / UFAM |
metadata.dc.creator: | Cardoso, Lucas Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Vera Lúcia Reis da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Maria Isabel Alonso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alencar, Simône de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo geral compreender o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto emergencial na percepção de estudantes dos cursos do IEAA/UFAM. E foi em busca de resposta para o seguinte problema: Qual a percepção dos estudantes sobre o ensino e a aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial? Os participantes foram seis estudantes, sendo um de cada curso oferecido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA) em que foi implantado o ensino remoto emergencial como possibilidade de remediar a situação vivenciada causada pela pandemia que paralisou as atividades educacionais. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, se caracterizando do tipo narrativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas. Os dados revelaram que, assim, como os professores apresentaram alguma dificuldade, os estudantes, também, pois, foi percebido por eles que a aprendizagem sofreu algumas consequências que interferiram nesse processo, como a falta de concentração, a falta de espaço adequado para o estudo, a sobrecarga ocasionando prejuízos para a saúde mental, aliado aos desafios referentes ao manuseio das tecnologias digitais e as interferências externas relacionadas à internet e à energia. Contudo, outras aprendizagens foram possíveis. Vale dizer que este estudo, nos faz refletir sobre a importância da educação e dos que dela fazem parte, pois nem a pandemia foi capaz de silencia-los mesmo diante de tudo o que foi revelado por esta pesquisa. |
Abstract: | This Course Completion Paper (TCC) had as a general objective understand the teaching and learning process in emergency remote teaching in perception of students from the IEAA/UFAM courses. And he was looking for an answer to the following problem:What is the perception of students about teaching and learning in the context of remote learningemergency? The participants were six students, one from each course offered at theInstitute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) where remote learning was implemented emergency as a possibility to remedy the situation experienced caused by the pandemic that paralyzed educational activities. The research was outlined by the qualitative approach, if characterizing the narrative type in which data were collected through interviews narratives. The data revealed that, just as the teachers presented some difficulty, the students, too, because it was perceived by them that learning suffered some consequences that interfered in this process, such as lack of concentration, lack of adequate space for the study, the overload causing damage to mental health, combined with the challenges related to the handling of digital technologies and external interference related to internet and energy. However, other learnings were possible. It's worth saying that this study makes us reflect on the importance of education and of those who are part of it, for not even the pandemic was able to silence them even in the face of everything that was revealed by this search. |
Keywords: | Ensino Remoto Emergencial Ensino e Aprendizagem Estudantes universitários Aulas Online |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5998 |
metadata.dc.subject.controlado: | Ensino via Web - Humaitá (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LucasCardoso.pdf | 927,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.