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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Plantas Medicinais: uma proposta para o ensino de Química em contexto Amazônico, valorizando os saberes populares, escolares e acadêmicos.
metadata.dc.creator: Santos, Bruno Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Angelita da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Agmar José de Jesus
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda o tema plantas medicinais como proposta para o ensino de Química em contexto amazônico. As plantas vêm sendo utilizadas ao longo dos anos pelas civilizações para cura de doenças. No Brasil as plantas medicinais também ganham destaques em suas aplicações e diversas culturas utilizam essas para preparação de remédios. A Amazônia tem uma biodiversidade muito rica, sua flora abriga enormes riquezas, sua população expressa diversas culturas e conhecimentos sobre as plantas medicinais. Esta pesquisa tem como objetivo valorizar os saberes populares, escolares e acadêmicos na contextualização no ensino de Química. Foi feito levantamento bibliográfico, pesquisa descritiva, qualitativa e pesquisa ação-participante, em duas escolas públicas estaduais e urbanas no município de Benjamin Constant-AM, isto é, a Escola Imaculada Conceição (com as turmas do 105, 205, 305 e 306, totalizando 28 alunos), e a Escola Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Professor Aristélio Sabino de Oliveira ( com as turmas 102, 105, 201, 302, totalizando 20 alunos). Foram obtidos resultados favoráveis sobre o emprego dos Saberes dos alunos em relação ao tema Plantas Medicinais, como contribuição no processo de ensino e aprendizagem de Ciências (Química, Biologia e Física) numa perspectiva de interação interdisciplinar. O objetivo proposto, de valorização dos saberes dos alunos com a temática Plantas Medicinais, foi alcançado, e é possível afirmar que a temática despertou o interesse dos estudantes pelo aprendizado de ciências. Portanto, a contextualização com os saberes dos alunos sobre plantas medicinais, adquiridos pelos seus familiares e repassados de geração em geração, é uma ferramenta de ensino importante para auxiliar o professor em sala de aula. Aproximando-se realidade dos estudantes, com seu cotidiano, e possibilitando a estes sair um pouco da parte teórica ensinada nos livros didáticos, para a parte prática, percebeu-se que que houve melhorias no processo de ensino-aprendizagem, que se tornou mais significativo, melhorando assim relação entre professor-aluno ou aluno-professor. Conclui-se, que foi um trabalho relevante para a região amazônica, pois, o tema proposto de fato faz parte da rotina dos alunos, a qual deve ser valorizada e colocada em ação em prol do programa de Ensino Médio inovador.
Abstract: This research addresses the topic of medicinal plants as a proposal for teaching Chemistry in the Amazon context. Plants have been used over the years by civilizations to cure diseases. In Brazil, medicinal plants also gain prominence in their applications and several cultures use these to prepare medicines. The Amazon has a very rich biodiversity, its flora is home to enormous wealth, its population expresses diverse cultures and knowledge about medicinal plants. This research aims to value popular, scholarly and academic knowledge in the context of teaching Chemistry. A bibliographic survey, descriptive, qualitative research and participatory action research were carried out in two state and urban public schools in the city of Benjamin Constant-AM, that is, the Escola Imaculada Conceição (with classes from 105, 205, 305 and 306, totaling 28 students), and the Full Time Educational Center School (CETI) Professor Aristélio Sabino de Oliveira (with classes 102, 105, 201, 302, totaling 20 students). Favorable results were obtained on the use of students' knowledge in relation to the theme Medicinal Plants, as a contribution to the teaching and learning process of Science (Chemistry, Biology and Physics) in a perspective of interdisciplinary interaction. The proposed objective, of valuing the knowledge of students with the theme Medicinal Plants, was achieved, and it is possible to say that the theme aroused the interest of students in learning science. Therefore, contextualization with the knowledge of students about medicinal plants, acquired by their families and passed on from generation to generation, is an important teaching tool to help teachers in the classroom. Approaching the students' reality, with their daily lives, and enabling them to move a little from the theoretical part taught in textbooks to the practical part, it was noticed that there were improvements in the teaching-learning process, which became more significant, thus improving the relationship between teacher-student or studio-teacher. It is concluded that it was a relevant work for the Amazon region, as the proposed theme is in fact part of the students' routine, which should be valued and put into action in favor of the innovative High School program.
Keywords: Plantas medicinais
Saberes populares
Escolares
Acadêmicos
Ensino de química
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6011
metadata.dc.subject.controlado: Plantas medicinais - Amazônia
Plantas medicinais - Estudo e ensino
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