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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Araújo, Jordeanes do Nascimento | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1730905579503048 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Eliane Regina Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes, José Roberto | - |
dc.creator | Mendonça, Benedita de Paula Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2252714070662925 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T02:59:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07 | - |
dc.date.available | 2021-12-09T02:59:02Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6021 | - |
dc.description.abstract | This course completion work was elaborated through the objective collection of information in a school located in the riverside community of Paraizinho, in the municipality of Humaitá-AM. We will discuss historical and current causes that make education of the/in the field in this place of dismay of public power. Our reflection also implies the deconstruction of stereotypes, which marginalize the individual and collective knowledge of these peoples. In the methodological approach, we applied field research and bibliographic research to develop theoretical basis and research debate. The discussion about the neglect and abandonment of the school is based on historical and current political decisions for the education of the field and reports given by the residents of the community | pt_BR |
dc.description.resumo | Este TCC foi elaborado através da coleta objetiva de informações em uma escola situada na comunidade ribeirinha do Paraizinho, no município de Humaitá-AM. Discutiremos, causas históricas e atuais que fazem da educação do/no campo nesse local descaso do poder público. Nossa reflexão também implica na desconstrução de estereótipos que marginalizam os saberes individuais e coletivos desses povos. Na abordagem metodológica, aplicamos a pesquisa de campo para desenvolvermos o embasamento teórico e o debate da pesquisa. A discussão sobre o descaso e o abandono da Escola transcorre por decisões políticas históricas e atuais para a educação do/no campo e relatos dados pelos moradores da comunidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Wagner Berno de e SHIRAISHI, Joaquim Neto. Direito dos Povos e das Comunidades Tradicionais no Brasil. Manaus: UEA edições, 2010 ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de (Org.). Antropologia dos Archivos da Amazônia. Rio de Janeiro: Casa 8/ Fundação Universidade do Amazonas, 2008. . Conflitos Sociais no Complexo Madeira. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UEA Edições, 2009. ALMEIDA, Alfredo W. B de e ARAÚJO, Jordeanes do N. Processos de capacitação de povos e comunidades tradicionais: agricultores, extrativistas do Paraizinho contra o desmatamento e luta pela posse da terra no rio Madeira. Manaus: UE A-Edições, 2013. 12 p. Fascículo. ALMEIDA, Alfredo W. B de e ARAÚJO, Jordeanes do N. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do/no Campo | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Poder público | pt_BR |
dc.subject | Marginalização | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O descompromisso histórico-governamental para com os povos do campo da comunidade do Paraizinho | pt_BR |
dc.title.alternative | The historical-governmental discommitment to the people of campo da communidade do Paraizinho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2021-11-29 | - |
dc.publisher.localpub | Humaitá (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Educação rural - Aspectos sociais - Humaitá (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Políticas públicas - Aspectos sociais - Humaitá (AM) | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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