Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6024
Tipo de documento: | Artigo de Periódico |
Título: | A entropia do sistema dinâmico de jogo em competições escolares de basquetebol e o processo de ensino e aprendizagem na escola |
Título(s) alternativo(s): | The entropy of the dynamic game system in school basketball competitions and the school teaching and learning process |
Autor(a): | Moura, Walcymar Souza Aleixo de |
Resumo: | A problemática principal desse estudo é a investigação e análise das principais variáveis que interferem diretamente na entropia do sistema dinâmico de jogo em competições escolares e sua relação de causalidade com a metodologia de ensino do basquetebol na escola. Esse estudo aborda as questões acima colocadas, tentando introduzir no quadro da investigação no âmbito do esporte escolar, as preocupações oriundas do contexto da competição para o contexto do treinamento de equipes, mais precisamente, as dúvidas de professores e técnicos a respeito dos aspectos que devem priorizar e valorizar em suas opções, acrescentando a intuição quando da tomada de decisões um conhecimento objetivo, que somado ao conhecimento da experiência adquirida permita efetuar escolhas com maior sucesso e exatidão, na busca de resultados positivos com maior previsibilidade e menos surpresas imprevisíveis. O estudo oferece subsídios teóricos aos profissionais da educação física e do esporte preocupados em compreender a relação entre a instabilidade do sistema dinâmico em competições e a metodologia de ensino do jogo na escola. |
Resumo em outro idioma: | The main problem of this study is the investigation and analysis of the main variables that directly interfere in the entropy of the dynamic game system in school competitions and its relation of causality with the methodology of teaching basketball in the school. This study addresses the issues raised above, trying to introduce into the framework of research in the field of school sports, the concerns arising from the context of the competition for the context of team training, more precisely, the doubts of teachers and technicians regarding the aspects that should prioritize and value in their options, adding intuition when making decisions an objective knowledge, which added to the knowledge of the experience gained allows to make choices with greater success and accuracy in the search for positive results with greater predictability and fewer unpredictable surprises. The study offers theoretical subsidies to physical education and sports professionals concerned with understanding the relationship between the instability of the dynamic system in competitions and the methodology of teaching the game in school. |
Palavras-chave: | Basquetebol Escola Metodologia Sistema dinâmico Baloncesto Escuela Metodología Sistema dinámico |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6024 |
Data do documento: | jul-2019 |
Grupo de pesquisa: | Biodinâmica do Movimento Humano |
Vocabulário controlado: | Basquetebol - Estudo e ensino Esportes escolares Competições escolares |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódico - Engenharias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6024_Artigo_WalcymarMoura.pdf | 309,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.