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dc.contributor.advisor1Assayag, Elias Simão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999744574300101pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Rafael da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992248130879651pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Elias Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172848561855366pt_BR
dc.creatorBernardo, Maria Emanuela Conceição-
dc.date.accessioned2021-12-13T17:27:30Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2021-12-13T17:27:30Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6026-
dc.description.abstractThe Remotely Piloted Aircraft – RPA (Remotely Piloted Aircraft), has been increasingly applied in the areas of Civil Engineering. Despite being a very relevant technological resource, as it is a relatively recent innovation, it is still not much bibliographically referenced to support its use. It is important to disseminate this technology, which is constantly on the rise and will be another important ally to obtain data with accurate and quality results, in addition to optimizing processes in Engineering. In this work, firstly, a Theoretical Framework is presented, the professional is aware of the functionality and characteristics of this equipment, its mode of operation, the normative guidelines and the different models that have different applications, classifications and characteristics. The first case with applications of the tool to spread this artifice and highlight its various functions is also presented, in order to register and communicate its use in Civil Engineering/Civil Construction. In the second case, the topographic survey by RPA is displayed to show its results through the case study in parallel with a conventional resource. Therefore, this work starts from the hypothesis that this resource will soon be essential and indispensable since there is potential for growth in the market and in the scientific environment, as a great tool for obtaining information.pt_BR
dc.description.resumoA Aeronave Remotamente Pilotada – RPA (Remotely Piloted Aircraft), tem sido aplicada de forma cada vez mais expressiva nas áreas da Engenharia Civil. Apesar de ser um recurso tecnológico bastante relevante, por ser uma inovação relativamente recente, ainda é pouco referenciada bibliograficamente para fundamentar a sua utilização. Dessa forma, é importante difundir esta tecnologia que está em constante ascensão e será mais um importante aliado para se obter dados com resultados precisos e de qualidade, além de otimizar os processos na Engenharia. Com isso, neste trabalho, primeiramente é apresentado um Referencial Teórico para que o profissional esteja ciente da funcionalidade e características desse equipamento, o seu modo de funcionamento, as diretrizes normativas e os diferentes modelos que possuem diversas aplicações, classificações e características. A partir disso também é apresentado o primeiro caso com aplicações da ferramenta para difundir esse artifício e evidenciar as suas variadas funções, de forma a registrar, comunicar sua utilização na Engenharia Civil/Construção Civil. No segundo caso é exibido o levantamento topográfico por RPA para mostrar seus resultados através do estudo de caso de forma paralela a um recurso convencional. Sendo assim, este trabalho parte da hipótese que este recurso, em breve, será essencial e indispensável visto que há potencialidade para crescimento no mercado e no meio científico, como uma grande ferramenta de obtenção de informação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFT - Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRPA - Remotely Piloted Aircraftpt_BR
dc.subjectLevantamento Topográficopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAplicação de Aeronave Remotamente Pilotada (Drone) em Engenharia Civil - levantamento bibliográfico e estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-11-16-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoAeronave não tripuladapt_BR
dc.subject.controladoLevantamentos topográficospt_BR
dc.subject.controladoImagens de sensoriamento remotopt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9743-6780pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9743-6780pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civil - Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

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