Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6032
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Uma revisão bibliográfica das pesquisas sobre arte e matemática no periódico Educação Matemática em Revista |
metadata.dc.creator: | Lima, Tahís Melo de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Azevedo Neto, Leonardo Dourado de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Irenilson Santos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Medeiros, Adriana Francisca de |
metadata.dc.description.resumo: | “Aquele que deseja estudar ou exercer a Magia deve cultivar a Matemática,” afirma Matila Costiesco Ghyka. Nesse sentido, no contexto escolar, é preciso utilizar diversos recursos para bem apresentar a disciplina de matemática, para que ao invés de ser a disciplina mais odiada, ela passe a ser encantadora. Neste trabalho, propomos analisar pesquisas relacionadas à Arte no ensino da Matemática. Tentamos responder à questão norteadora: Que contribuições da Arte na Matemática são apresentadas em publicações do periódico Educação Matemática em Revista no período de 2009 a 2019? Compreendemos Arte, neste trabalho, como as diversas expressões artísticas: como pinturas, quadros, dobraduras, desenhos, teatro, música, dança, poesia, dentre outros. Essa compreensão está baseada na Base Nacional Comum Curricular. Com a busca no endereço digital da Educação Matemática em Revista, encontramos dez publicações que apresentavam práticas para auxiliar em sala de aula, relatos de experiência e artigos científicos. Com base nessas publicações, foi notadamente perceptível a contribuição que a Arte teve na apresentação para os conteúdos matemáticos, contribuindo para a participação dos estudantes em sala de aula, bem como na compreensão e transmissão do conteúdo proposto. |
Abstract: | “Anyone who wants to study or practice Magic must cultivate Mathematics,” says Matila Costiesco Ghyka. In this sense, in the school context, it is necessary to use several resources to present the subject of mathematics well, so that instead of being the most hated subject, it becomes charming. In this work, we propose to analyze research related to Art in the teaching of Mathematics. We tried to answer the guiding question: What contributions of Art in Mathematics are presented in publications of the journal Educação Mathematics in Magazine from 2009 to 2019? We understand Art, in this work, as the various artistic expressions: such as paintings, pictures, foldings, drawings, theater, music, dance, poetry, among others. This understanding is based on the Common National Curriculum Base. By searching the digital address of Educação Mathematics in Magazine, we found ten publications that presented practices to help in the classroom, experience reports and scientific articles. Based on these publications, the contribution that Art made to the presentation of mathematical content was noticeable, contributing to the participation of students in the classroom, as well as to the understanding and transmission of the proposed content. |
Keywords: | Ensino da Matemática Arte na Matemática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Humaitá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6032 |
metadata.dc.subject.controlado: | Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_TahisLima.pdf | 591,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.