Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6035
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Maria das Graças Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2176422240033123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Erivelton de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva | - |
dc.creator | Prestes, Grazziela Celia Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-15T17:36:30Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14 | - |
dc.date.available | 2021-12-15T17:36:30Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6035 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic brought great changes in education, due to social distancing, it was necessary to stop classroom classes in public and private schools. Educational institutions had to adhere to emergency remote teaching to continue the training of students. Thus, teachers, parents and students underwent a process of adaptation to the new teaching format. This qualitative approach research aims to investigate the impacts and learning in Portuguese language teaching in the 5th year of elementary school during remote teaching in a public school located on the outskirts of Parintins-AM. The research was carried out in the second half of 2021 and the methodological procedures used were a bibliographic study, field research and application of questionnaires to the Portuguese Language teacher from the 5th year of Elementary School, the Portuguese Language teacher from the “Learning at home” Program by radio waves” SEMED/Parintins-AM, 5 (five) students and their guardians. The study is based on the authors: Antunes (2003), Amorim and Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), and on the documents: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). The data reveal that the impacts on the Portuguese Language subject during remote teaching were: difficulties in monitoring classes due to lack of internet access, difficulties in monitoring classes via radio, difficulties for students and teachers in the use of digital technologies. Likewise, they reveal the learnings during remote teaching: knowledge about digital technologies and knowledge about the contents presented in Portuguese. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Pandemia da Covid-19 trouxe grandes mudanças na educação, pois devido ao distanciamento social foi necessária a paralisação das aulas presenciais em escolas públicas e privadas. As instituições de ensino tiveram que aderir ao ensino remoto emergencial para dar continuidade à formação dos estudantes. Sendo assim, professores, pais e alunos passaram por um processo de adaptação ao novo formato de ensino. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como objetivo geral investigar os impactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto, de uma escola pública situada na periferia de Parintins-AM. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2021 e os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de questionários à professora de Língua Portuguesa da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, à professora de Língua Portuguesa do Programa “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio” SEMED/Parintins-AM, bem como aos 5 (cinco) alunos e aos seus responsáveis. O estudo fundamenta-se nos autores: Antunes (2003), Amorim e Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), e nos documentos: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). Os dados da pesquisa revelam que os impactos na disciplina de Língua Portuguesa durante o ensino remoto foram: desafios dos estudantes e professores no uso das tecnologias digitais, dificuldades dos alunos na compreensão dos conteúdos e realização das atividades propostas via WhatsApp e rádio, falta de acesso à internet e de aparelhos celulares para participar das aulas. Da mesma forma, o estudo também evidenciou novas aprendizagens com a mediação das tecnologias digitais e participação das famílias no processo ensino-aprendizagem dos educandos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Impactos e aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.title | Impactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no ensino remoto de uma escola pública de Parintins-AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2021-12-07 | - |
dc.publisher.localpub | Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino auxiliado por computador - Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino à distância - Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Tecnologia Educacional - Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Língua Portuguesa - Aprendizagem | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Parintins | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GrazzielaPrestes.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.