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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Maria das Graças Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2176422240033123pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Erivelton de Souza-
dc.contributor.referee2Martins, Kézia Siméia Barbosa da Silva-
dc.creatorPrestes, Grazziela Celia Lopes-
dc.date.accessioned2021-12-15T17:36:30Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2021-12-15T17:36:30Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6035-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic brought great changes in education, due to social distancing, it was necessary to stop classroom classes in public and private schools. Educational institutions had to adhere to emergency remote teaching to continue the training of students. Thus, teachers, parents and students underwent a process of adaptation to the new teaching format. This qualitative approach research aims to investigate the impacts and learning in Portuguese language teaching in the 5th year of elementary school during remote teaching in a public school located on the outskirts of Parintins-AM. The research was carried out in the second half of 2021 and the methodological procedures used were a bibliographic study, field research and application of questionnaires to the Portuguese Language teacher from the 5th year of Elementary School, the Portuguese Language teacher from the “Learning at home” Program by radio waves” SEMED/Parintins-AM, 5 (five) students and their guardians. The study is based on the authors: Antunes (2003), Amorim and Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), and on the documents: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). The data reveal that the impacts on the Portuguese Language subject during remote teaching were: difficulties in monitoring classes due to lack of internet access, difficulties in monitoring classes via radio, difficulties for students and teachers in the use of digital technologies. Likewise, they reveal the learnings during remote teaching: knowledge about digital technologies and knowledge about the contents presented in Portuguese.pt_BR
dc.description.resumoA Pandemia da Covid-19 trouxe grandes mudanças na educação, pois devido ao distanciamento social foi necessária a paralisação das aulas presenciais em escolas públicas e privadas. As instituições de ensino tiveram que aderir ao ensino remoto emergencial para dar continuidade à formação dos estudantes. Sendo assim, professores, pais e alunos passaram por um processo de adaptação ao novo formato de ensino. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como objetivo geral investigar os impactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no 5º ano do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto, de uma escola pública situada na periferia de Parintins-AM. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2021 e os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de questionários à professora de Língua Portuguesa da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, à professora de Língua Portuguesa do Programa “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio” SEMED/Parintins-AM, bem como aos 5 (cinco) alunos e aos seus responsáveis. O estudo fundamenta-se nos autores: Antunes (2003), Amorim e Santin (2019), Cunha (2021), Gil (2008), Solé (1998), e nos documentos: BNCC (2017), LDB (1996), PCN (1998). Os dados da pesquisa revelam que os impactos na disciplina de Língua Portuguesa durante o ensino remoto foram: desafios dos estudantes e professores no uso das tecnologias digitais, dificuldades dos alunos na compreensão dos conteúdos e realização das atividades propostas via WhatsApp e rádio, falta de acesso à internet e de aparelhos celulares para participar das aulas. Da mesma forma, o estudo também evidenciou novas aprendizagens com a mediação das tecnologias digitais e participação das famílias no processo ensino-aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectImpactos e aprendizagenspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleImpactos e aprendizagens no ensino da Língua Portuguesa no ensino remoto de uma escola pública de Parintins-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Artigopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-12-07-
dc.publisher.localpubParintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEnsino auxiliado por computador - Parintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoEnsino à distância - Parintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoTecnologia Educacional - Parintins (AM)pt_BR
dc.subject.controladoLíngua Portuguesa - Aprendizagempt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Parintinspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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