Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6037
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barbalho, Célia Regina Simonetti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4514334296000649pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Tatiana Brandão-
dc.contributor.referee2Maciel, Raquel Santos-
dc.creatorGonçalves, Rosangela Contreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207354452586070pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T18:05:23Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-15T18:05:23Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6037-
dc.description.abstractIt presents a study on the practices of teachers in the Course of Librarianship of the Federal University of Amazonas in the context of the Pandemic of Covid-19, aiming to identify the implications that occurred during the changes of classroom teaching to the remote, seeking to understand how the professors (re)organized their professional time with daily activities, since the practice in performing multitasking is directly related to gender since its existence. This is a study of an applied nature based on a literature review and survey of information about the historical context of the issue, gender roles and stereotypes, university teaching and the changes caused by the Covid-19 Pandemic. Explanatory feature research, addressing concepts and presenting the importance of digital tools and technologies for communication and the contact of teachers with students in the middle of remote education. It adopts as a method the case study, reflecting on the life of female professors of the Library course of the Federal University of Amazonas in the midst of the health crisis of COVID-19, assuming that the university is the universe and the course the sample, being the subjects of the research the professors who work in the formation of librarians in the institution. The online questionnaire conducted via Google Forms was used as an instrument for data collection, sent to the teachers' e-mail, which has open and closed questions, in a qualitative and quantitative analysis. Considering that pandemic had a marked impact on the lives of teachers, indicating the need for adaptations, the improvement of technological skills, reorganization of working time, inequalities in the division of tasks in the home environment, which reflected in teaching as a work overload.pt_BR
dc.description.resumoApresenta um estudo sobre a práticas das docentes no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas no contexto da Pandemia de Covid-19, tendo como objetivo identificar as implicações que ocorreram durante as mudanças do ensino presencial ao remoto, buscando compreender como as docentes (re)organizaram seu tempo profissional com as atividades diárias, visto que a prática em realizar multitarefas está relacionada diretamente ao gênero desde sua existência. Trata-se de um estudo de natureza aplicada apoiado em uma revisão da literatura e levantamento de informações acerca do contexto histórico da questão, papéis e estereótipos de gênero, à docência universitária e às mudanças ocasionadas pela Pandemia de Covid-19. Pesquisa de característica explicativa, abordando conceitos e apresentando a importância das ferramentas e tecnologias digitais para comunicação e o contato dos docentes com os discentes em meio ao ensino remoto. Adota como método o estudo de caso, refletindo sobre a vida das docentes do gênero feminino do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas em meio à crise sanitária de COVID-19, assumindo que a universidade é o universo e o curso a amostra, sendo os sujeitos da pesquisa as professoras que atuam na formação de bibliotecários na instituição. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário online realizado via Google Forms, enviado ao e-mail das docentes, que dispôs de perguntas abertas e fechadas, em uma análise qualitativa e quantitativa. Tendo em vista que a pandemia teve um impacto marcante na vida das docentes, indicando a necessidade de adaptações, o aprimoramento de competências tecnológicas, reorganização do tempo laboral, as desigualdades de divisão de tarefas no ambiente domiciliar, o que refletiu na docência como uma sobrecarga de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFIC - Faculdade de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPapéis de Gêneropt_BR
dc.subjectDocência universitáriapt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePapéis de gênero na Universidade: desafios e implicações na arte da docência feminina diante a pandemia Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2021-12-03-
dc.publisher.localpubManaus (AM)pt_BR
dc.subject.controladoMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.controladoMulheres - Aspectos sociológicospt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseBiblioteconomia -- Bacharelado - Manauspt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RosângelaGonçalves711,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.