Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6038
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Title: | O desenvolvimento da leitura e oralidade das crianças de 4 a 5 anos no Referencial Curricular Amazonense da educação infantil |
metadata.dc.creator: | Souza, Rayana de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Soares, Maria das Graças Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Joelma Cerdeira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa de natureza qualitativa tem como finalidade analisar no Referencial Curricular Amazonense - RCA da Educação Infantil, a proposta sobre o desenvolvimento da leitura e da oralidade das crianças de 4 a 5 anos nos diferentes campos de experiência. O tema em questão teve sua gênese a partir da observação participante realizada no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia ICSEZ/UFAM em uma escola de Educação Infantil, no município de Parintins - AM. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise do Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil e fundamenta-se nos estudos teóricos de Bakhtin (2003) Ferreiro (2003), Fonseca (2012), Ferrarizi Jr e Carvalho (2017), Corsino et al (2016), Costa et el (2016), Ferreira et al (2017), Fonseca (2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Oliveira (2011), Rodrigues E Cerutti-Rizzatti (2011), Santos e Farago (2015), Vygotsky (2000-2010) e nos documentos DCNEI(2009), BNCC(2017), RCA(2019). Os resultados obtidos no decorrer deste estudo apontam que os objetivos e as estratégias pedagógicas apresentadas no Referencial Curricular Amazonense - RCA da Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem oral e da leitura são interdisciplinares e visam a participação ativa das crianças em diferentes situações de comunicação e em múltiplas linguagens, cujas ações são importantes para ampliar o desenvolvimento linguístico das crianças e as práticas de leitura. Conclui-se que, é fundamental que as instituições educacionais se comprometam na realização de uma educação pautada no desenvolvimento linguístico das crianças e na formação de bons leitores a partir da Educação Infantil. |
Abstract: | This qualitative research aims to analyze in the Amazonian Curriculum Reference - RCA of Infantil Education, a proposal on the development of reading and speaking in children aged 4 to 5 years in different fields of experience. The theme in question had its genesis from the participant observation carried out in the Pedagogical Residency Program of the ICSEZ / UFAM Pedagogy Course in a Kindergarten School, in the city of Parintins - AM. For that, a bibliographical research and the analysis of the Amazonian Curriculum Reference of Early Childhood Education was carried out and it is based on the theoretical studies of Bakhtin (2003) Ferreiro (2003), Fonseca (2012), Ferrarizi Jr and Carvalho (2017), Corsino et al (2016), Costa et al (2016), Ferreira et al (2017), Fonseca (2012), Ferreiro and Teberosky (1999), Oliveira (2011), Rodrigues E Cerutti-Rizzatti (2011), Santos and Farago ( 2015 ), Vygotsky (2000-2010) and in the documents DCNEI (2009), BNCC (2017), RCA (2019). The results obtained during this study indicate that the objectives and pedagogical strategies and the Amazonian Curriculum Framework - RCA of Early Childhood Education for the development of oral language and reading are interdisciplinary and aim at the active participation of children in different communication situations and in multiple languages, actions are important to enhance children's linguistic development and reading practices. It is concluded that it is essential that educational institutions are committed to carrying out an education based on the linguistic development of children and on the formation of good readers based on Early Childhood Education. |
Keywords: | Educação Infantil Leitura e oralidade Linguagem Referencial Curricular Amazonenze |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.department: | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Parintins |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6038 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação infantil Leitura - Desenvolvimento Leitura (Primeira infância) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RayanaSouza | 369,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.