Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6047
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Dificuldades em compreender física: Percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos |
metadata.dc.creator: | Miranda, Victor Junior Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zanelato, Aurélio Izuka |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Eliane Batista de Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ávila, Fernando Fulgêncio León |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever a concepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Tereza dos Santos em relação as causas que interferem na aprendizagem dos conteúdos de Física. Diante disso, esta pesquisa tem como problemática: quais as possíveis causas que interferem na aprendizagem dos conteúdos de Física no primeiro ano do ensino médio da referida escola? Para coleta dos dados fez-se o uso de questionário com perguntas objetivas e subjetivas. O estudo foi realizado com 105 alunos, totalizando quatro turmas do primeiro ano. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, e foi recorrido a vários estudos que discutem as causas que interferem no ensino e aprendizagem da disciplina de Física. Com as informações foi possível saber quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos, pois a grande maioria diz que interpretar a teoria e usar a Matemática são um dos principais fatores que interferem na aprendizagem dos conteúdos. O resultado da pesquisa aponta que é necessário mudança na forma de avaliação da disciplina, buscando abordar os conteúdos de maneira que possa estar relacionado com a realidade dos educandos, e também aulas com práticas de leitura e interpretação de conceitos físicos. |
Abstract: | The present work aims to describe the conception of students in the first year of high school at the Professora Tereza dos Santos State School in relation to the causes that interfere in the learning of Physics contents. Therefore, this research has the following problem: what are the possible causes that interfere in the learning of Physics contents in the first year of high school at the aforementioned school? For data collection, a questionnaire with objective and subjective questions was used. The study was carried out with 105 students, totaling four first-year classes. After collection, the data were tabulated and analyzed, and several studies were used that discuss the causes that interfere in the teaching and learning of the discipline of Physics. With the information, it was possible to know what are the difficulties faced by the students, as the vast majority say that interpreting theory and using Mathematics are one of the main factors that interfere in the learning of contents. The research result indicates that it is necessary to change the way of evaluating the discipline, seeking to address the contents in a way that can be related to the students' reality, and also classes with reading practices and interpretation of physical concepts. |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem Ensino-aprendizagem Interpretações de conceitos físicos Ensino de Física |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6047 |
metadata.dc.subject.controlado: | Física (Ensino médio) Física - Conhecimentos e aprendizagem |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VictorMiranda.pdf | 628,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.