Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6050
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mídia podcast na Ciência da Informação: informações situacionais apresentadas em conteúdos sobre o novo coronavírus (COVID-19).
Autor(a): Silva Júnior, Carlos Lima da
Orientador(a): Inomata, Danielly Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Mateus Rebouças
Resumo: Informações situacionais são compartilhadas em situações de crises no mundo, seja do ambiente social ou físico, são informações que podem auxiliar pessoas em momentos críticos, como por exemplo na pandemia causada pelo o novo coronavírus (COVID-19) podendo influenciar nas tomadas de decisões das pessoas em relação ao vírus. As informações são disseminas em diversos canais de comunicação, porém a pesquisa presente dá ênfase na mídia podcast que ganhou bastante visibilidade no período de 2019-2021.Logo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar se há indicadores de competência que agregam valor às informações situacionais disseminadas em podcasts da CI sobre o COVID-19. A metodologia foi dividida em três partes: (i) identificação dos podcasts em Biblioteconomia e Ciência da Informação; (ii) classificação das informações nos episódios dos podcasts; (iii) identificação dos elementos e aspectos influentes nas informações situacionais nos podcasts. Com isso, a pesquisa é de caráter aplicada, cujos objetivos são descritivos e exploratórios, a abordagem qualitativa e os procedimentos, uma parte bibliográfica e outra de campo. Nos resultados é possível observar que existem 18 podcasts da CI, porém somente 9 são ativos, são; Além das Estantes, Biblioquê?, Biblioteco, Cimplifica, Deixa que eu te conto, Farol-Conexões, Foca na Info, Museológicas Podcast e Plurissaberes. As informações situacionais disseminadas pelos podcasts da Ci foram sobre como as unidades de informação estão lidando com a pandemia, quais foram seus métodos para continuarem com seus serviços, o papel dos profissionais da informação no combate a COVID-19, como as unidades de informação podem ajudar pessoas sem acesso à informação no momento pandêmico, apoio emocional e como procurar ajuda com informações mais divertidas para se distrair e com convidados especialistas em saúde mental, indagações sobre tomadas de decisões do governo local, combate a boatos sobre a COVID-19.
Resumo em outro idioma: Situational information is shared in crisis situations in the world, whether from the social or physical environment, it is information that can help people in critical moments, for example in the pandemic caused by the new coronavirus (COVID-19) which can influence decision-making in the people in relation to the virus. The information is disseminated through several communication channels, but the present research emphasizes the podcast media, which gained considerable visibility in the period 2019-2021. Therefore, the research aims to analyze whether there are competence indicators that add value to situational information disseminated in CI podcasts on COVID-19. The methodology was divided into three parts: (i) identification of podcasts in Library and Information Science; (ii) classification of information in podcast episodes; (iii) identification of elements and aspects that influence the situational information in podcasts. With that, the research is of an applied character, whose objectives are descriptive and exploratory, the qualitative approach and the procedures, a bibliographical part and a field part. In the results it is possible to observe that there are 18 CI podcasts, but only 9 are active, they are; In addition to the Shelves, Biblioquê?, Librarian, Simplify, Let me tell you, Farol-Conexões, Foca na Info, Museológica Podcast and Plurissaberes. The situational information disseminated by Ci's podcasts was about how information units are dealing with the pandemic, what were their methods to continue their services, the role of information professionals in combating COVID-19, how information units can helping people without access to information at the time of the pandemic, emotional support and how to seek help with fun information to distract yourself and with guest mental health experts, inquiries into local government decision-making, combating rumors about COVID-19.
Palavras-chave: Ciência da informação
Informações situacionais
Competência em informação
Podcast
Covid-19
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6050
Grupo de pesquisa: GICA - Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia
Vocabulário controlado: Podcasts
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CarlosLima583,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.