Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6051
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Corina Fatima Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7806888496537416 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Maria das Graças Pereira | - |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, José Luiz Pereira da | - |
dc.creator | Lins, Leia Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T19:54:58Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23 | - |
dc.date.available | 2021-12-23T19:54:58Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6051 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate how playfulness can contribute to the literacy process of children in the 1st year of a public school in remote education. Therefore, the following specific objectives were outlined: 1) to identify the playful activities used in the literacy of 1st grade children in remote education; 2) describe the perception of literacy teachers regarding the work with playfulness in remote education; and 3) analyze how playfulness as a methodological strategy can contribute to the literacy of children in the 1st year of elementary school in remote education. The investigation was a qualitative field research. First, a bibliographical research was carried out, with a view to carrying out a survey of the works that could serve as theoretical assumptions for the composition of this research. As data collection instruments, direct observation and semi-structured interviews were used. The research subjects were two literacy teachers who teach in the 1st year. The results obtained show that the perception of literacy teachers regarding work with playfulness in remote education showed that the perspective of emergent literacy is directly related to playing, since if there is an environment, interactions and situations, children will use the language of reading or writing in playful situations. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou investigar como a ludicidade pode contribuir para o processo de alfabetização das crianças do 1º ano de uma escola pública no ensino remoto. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as atividades lúdicas utilizadas na alfabetização das crianças do 1º ano no ensino remoto; 2) descrever a percepção das professoras alfabetizadoras quanto ao trabalho com a ludicidade no ensino remoto; e 3) analisar como a ludicidade enquanto estratégia metodológica pode contribuir para a alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental no ensino remoto. A investigação tratou-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista realizar um levantamento dos trabalhos que pudessem servir como pressupostos teóricos à composição desta pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras alfabetizadoras que ministram aula no 1º ano. Os resultados obtidos mostram que a percepção das professoras alfabetizadoras no que tange ao trabalho com a ludicidade no ensino remoto veio mostrar que a perspectiva da alfabetização emergente está diretamente relacionada ao brincar, uma vez que se houver um ambiente, interações e situações, as crianças usarão a linguagem da leitura ou escrita em situações lúdicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS | pt_BR |
dc.title | A Ludicidade no ensino remoto: contribuições ao processo de alfabetização de crianças do 1º ano de uma escola pública do município de Parintins-AM | pt_BR |
dc.title.alternative | Ludicity in remote education: contributions to the literacy process of 1st year children in a public school in the city of Parintins-AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2021-12-03 | - |
dc.publisher.localpub | Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino via Web - Parintins (AM) | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino à distância - Parintins (AM) | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Parintins | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LeiaLins.pdf | . | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.