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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6071
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Práticas lúdicas na educação infantil: um estudo sobre a prática pedagógica do professor de uma escola pública do município de Benjamin Constant/AM |
metadata.dc.creator: | Silva, Tallys Bruno Silva e |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Maria Francisca Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Sebastião Melo |
metadata.dc.description.resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso externa uma aproximação da importância das práticas lúdicas no desenvolvimento infantil. Pensar práticas lúdicas na escola é essencial para o processo de desenvolvimento contínuo do professor enquanto mediador e das crianças de modo a assegurar essas práticas no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo das mesmas, garantindo o brincar como instrumento fundamental para o educar e cuidar. Nessa perspectiva o trabalho está pautado em analisar o uso do lúdico na prática pedagágica do professor da Educação infantil em uma escola pública no município de Benjamin Constant-AM. Dentre os aspectos essenciais para a construção da fundamentação do trabalho e da análise dos dados utilizamos autores e legislações importantes como: MULLER (2006), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), FREIRE (1996), CARVALHO (2001), FERRO E VIEL (2019), BARANITA, (2012), FUJISHIMA (2009), FERRARI, (2003), SILVA (2018), SANT’ANNA; NASCIMENTO (2011), MARANHÃO (2007), OLIVEIRA (2010), NADALINE; FINAL (2013), SANTOS (2010), ROSAMILHA, (1979), ALMEIDA (1998), PIAGET (1976) dentre outros que fizeram parte desta pesquisa. Configurou-se como uma pesquisa de campo de abordagem exploratória e qualitativa, utilizando a observação e questionário como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa obteve como resultado uma contradição entre teoria e prática diante do uso do lúdico no ambiente escolar, pois alguns professores discorreram que o uso do lúdico é de grande relevância para mediar uma aula, sendo que os mesmos usavam o lúdico apenas em certos momentos da prática. Diante disso, conclui-se que é de suma importância que o lúdico em sala de aula ou em qualquer ambiente onde as crianças se encontrem, é uma atividade que garante uma maior compreensão de mundo e de sua construção como um ser social, e o mediador deve oportunizar uma educação para os diferentes níveis que cada criança se encontra no ambiente escolar. |
Abstract: | Este Trabajo de Conclusión del Curso proporciona una aproximación de la importancia de las prácticas lúdicas en el desarrollo infantil. Pensar en las prácticas lúdicas en la escuela es fundamental para el proceso de desarrollo continuo del docente como mediador y de los niños a fin de asegurar estas prácticas en su desarrollo cognitivo, motor y afectivo, garantizando el juego como instrumento fundamental para la educación y el cuidado. Desde esta perspectiva, el trabajo se basa en analizar el uso de la alegría en la práctica pedagógica del docente de Educación Infantil en una escuela público de la ciudad de Benjamin Constant-AM. Entre los aspectos esenciales para la construcción de la fundamentación del trabajo y de la análisis de datos, se utilizaron importantes autores y legislaciones como: MULLER (2006), Ley de diretrices y Bases de Educación (LDB), FREIRE (1996), CARVALHO (2001), FERRO E VIEL (2019), BARANITA, (2012), FUJISHIMA (2009), FERRARI (2003), SILVA (2018), SANT'ANNA; NASCIMENTO (2011), MARANHÃO (2007), OLIVEIRA (2010), NADALINE; FINAL (2013), OLIVEIRA (2010), SANTOS (2010), ROSAMILHA (1979), ALMEIDA (1998), PIAGET (1976) entre otros que formaron parte de esta investigación. Se configuró como una investigación de campo con enfoque exploratorio y cualitativo, utilizando la observación y un cuestionario como instrumentos de recolección de datos. Esta investigación resultó en una contradicción entre la teoría y la práctica en cuanto al uso del juego en el ámbito escolar, ya que algunos docentes afirmaron que el uso del juego es de gran relevancia para mediar en una clase, y utilizaron el juego solo en ciertos momentos de la práctica. Por tanto, se concluye que es de suma importancia el lúdico en el aula o en cualquier entorno donde se encuentren los niños, es una actividad que asegura una mayor comprensión del mundo y su construcción como ser social, y el mediador debe brindar educación para los diferentes niveles que cada niño encuentra en el entorno escolar. |
Keywords: | Práticas Lúdicas Prática Pedagógica Educação Infantil Desenvolvimento Infantil |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6071 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação infantil - Benjamin Constant (AM) Jogos educativos Práticas pedagógicas |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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