Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6086
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Adequação da biblioteca do Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste em tempos de pandemia: o papel do bibliotecário escolar
Other Titles: Adequacy of the library of the Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste in times of pandemic: the role of the school librarian
Adecuación de la biblioteca del Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste en tiempos de pandemia: el papel del bibliotecario escolar
metadata.dc.creator: Azevedo, Sabrina Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Bessa, Amanda de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Vanusa Jardim
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Thais Lima
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos dois anos, o sistema de ensino vem sofrendo em consequência a pandemia da COVID-19, a biblioteca escolar foi um dos setores a ser atingida por essa rápida mudança, sendo assim, tendo que se adaptar da melhor forma para não paralisar completamente seus serviços. É de suma importância analisar que a Biblioteca Escolar é o fator essencial de ensino e aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo geral examinar o papel desempenhado pelo bibliotecário na adequação dos serviços ofertados pela Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas – Campus Zona Leste, durante a pandemia decorrente da COVID-19, com isso foram elaborados mais quatro objetivos específicos com função de desenvolver a pesquisa, sendo elas: identificar como as atividades que visam promover a leitura são desenvolvidas; verificar de que forma as ações que incentivam a pesquisa escolar são realizadas; citar como são desenvolvidas as práticas que dizem respeito às ações culturais e descrever como se estabelece o trabalho colaborativo entre bibliotecário e professor na biblioteca escolar. A pesquisa é caracterizada como um estudo de campo, de natureza qualitativa, tendo como universo a Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas e como os sujeitos ou participantes da pesquisa, os bibliotecários dessa instituição. O instrumento de coleta de dados foi elaborado a partir de um roteiro para realização de uma entrevista semiestruturada com os bibliotecários, onde foram analisados como foi o processo de adaptação de seus serviços durante a suspenção das atividades escolares presenciais. A partir da análise de conteúdo obtida pela entrevista, constatou-se que os bibliotecários tiveram dificuldades em adaptar alguns dos projetos da biblioteca para o formato remoto, deixando apenas serviços básicos em funcionalidade. Com os resultados obtidos, conclui-se que em decorrência à pandemia da COVID-19, houve dificuldades por parte da biblioteca da instituição em adaptar seus serviços e projetos por razão da suspensão de atividades escolares.
Abstract: In the last two years, the education system has been suffering as a result of the COVID-19 pandemic, the school library was one of the sectors to be affected by this rapid change, therefore, having to adapt in the best way not to completely paralyze its students. services. It is extremely important to analyze that the School Library is the essential factor in the teaching and learning of students. The present work has as general objective to examine the role played by the librarian in the adequacy of the services offered by the Library of the Federal Institute of Amazonas - Campus Zona Leste, during the pandemic resulting from COVID-19, with this four more specific objectives were elaborated with the function of develop the research, namely: identify how the activities that aim to promote reading are developed; verify how actions that encourage school research are carried out; mention how the practices related to cultural actions are developed and describe how the collaborative work between librarian and teacher is established in the school library. The research is characterized as a field study, of a qualitative nature, having as its universe the Library of the Federal Institute of Amazonas and as the subjects or participants of the research, the librarians of this institution. The data collection instrument was elaborated from a script to carry out a semi-structured interview with the librarians, where the process of adapting their services was analyzed during the suspension of classroom activities. From the content analysis obtained by the interview, it was found that the librarians had difficulties in adapting some of the library projects to the remote format, leaving only basic services in functionality. With the results obtained, it is concluded that due to the COVID-19 pandemic, there were difficulties on the part of the institution's library in adapting its services and projects due to the suspension of school activities.
Keywords: Pandemia da COVID-19
Biblioteca escolar
Papel do bibliotecário escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Biblioteconomia -- Bacharelado - Manaus
Citation: AZEVEDO, Sabrina Pinheiro. Adequação da biblioteca do Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste em tempos de pandemia: o papel do bibliotecário escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6086
metadata.dc.subject.controlado: Bibliotecas escolares
Bibliotecários de escolas
Bibliotecas - Serviço de referência
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SabrinaAzevedo.pdf.799,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.