Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
metadata.dc.creator: Silva, Anderson Deodato da
metadata.dc.contributor.advisor1: Faccio, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Fabrício Valentin da
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Heleno Trindade de
metadata.dc.description.resumo: O ensino e aprendizagem nas salas de aula passa por momentos de transformação que ocorrem devido às novas tecnologias, que aos poucos, vão se inserindo e interligando as atividades educativas. Dentre as tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) aparece com a finalidade de promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Essa tecnologia foi utilizada em nosso trabalho como estratégia didática para ensinar alunos do 2ª ano da Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), os conteúdos de Geometria Espacial, Poliedros de Platão e Relação de Euler. Os discentes utilizaram a tecnologia RA em dispositivos móveis, a partir do software Geometrix, onde buscou-se dar ênfase na visualização tridimensionais, e em elementos e características dos sólidos de Platão. Os métodos utilizados durante o trabalho de campo, e para a coleta dos dados dessa pesquisa foram: a aplicação de questionários e observação- participante. Os resultados foram satisfatórios em relação ao uso da tecnologia RA, ficou evidente pelas respostas dos alunos o quão importante e proveitoso é fazer uso desse tipo de ferramenta em sala de aula.
Abstract: Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom.
Keywords: Poliedros de Platão
Relação de Euler
Realidade Aumentada
Software Geometrix
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087
metadata.dc.subject.controlado: Realidade virtual na educação
Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AndersonSilva.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.