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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relações Públicas e HQs: o que é comunicacional no Capitão América
metadata.dc.creator: Nascimento, Talyssa Gazel do
metadata.dc.contributor.advisor1: Conceição, Juara Castro da
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Israel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Tropiano, André Luís Cardoso
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que é necessário analisar as estratégias utilizadas no passado e suas consequências, para, assim, estudar as formas eficazes (e também as ineficazes, a fim de evitá-las) de realizar a atividade de relações públicas, pesquisa-se sobre a participação dos EUA na Segunda Guerra Mundial a partir das HQs do Capitão América, a fim de analisar as relações entre estratégias de comunicação e a influência da criação do Capitão América na Segunda Guerra Mundial. Para tanto, é necessário apresentar conceitos sobre os quadrinhos, determinar as condições de produção das HQs no período da Segunda Guerra Mundial, introduzir o contexto dos EUA na guerra e apontar o posicionamento ideológico das HQs do Capitão América. Realiza-se, então, uma Análise de Discurso proposta por Eni Orlandi. Diante disso, verifica-se que houve uma comunicação entre a Marvel Comics e o governo estadunidense e também propaganda ideológica nas HQs do Capitão América, o que impõe a constatação de que foram utilizadas estratégias comunicacionais a favor dos Estados Unidos na criação do personagem Capitão América.
Abstract: In sight of the fact that is necessary to analyze the strategies used in the past and its consequences to study the effective ways (and the ineffective too, to avoid them) of realizing the activity of public relation, its researched about the participation of the USA on the Second World War based on Captain America comic books, to analyze the relationship between communication strategies and the influence of Captain America on the Second World War. For that, it is necessary to present concepts about the Comics, to determinate the comic books production conditions’ during the Second World War and to point the ideological stance in the Captain America Comics. A discourse analysis proposed by Eni Orlandi is made. In sight of, it was verified that was a communication between Marvel Comic and USA government and ideological propaganda on the Captain America Comics, which imposes that communication strategies were used in favor of United States in the creation of the character Captain America.
Keywords: Relações Públicas
Indústria Cultural
História em Quadrinhos
Capitão América
Governo americano
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6094
metadata.dc.subject.controlado: Comunicação - Pesquisa
Comunicação - Aspectos morais e éticos
Histórias em quadrinhos - Análise, apreciação
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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