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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6109
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação escolar indígena e a formação de professores para a educação básica: as produções científicas contidas nos bancos de dados do Instituto de Natureza e Cultura |
metadata.dc.creator: | Garrido, Ednardo Arcanjo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mota, Marinete Lourenço |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Herbert Santana Garcia de |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho trata de apresentar os estudos em caráter monográfico acerca da educação escolar e formação de professores indígenas. Com a Constituição Federal de 1988, assegurou-se aos índios do Brasil o direito de permanecerem cultivando suas tradições culturais, ou seja, suas línguas, costumes e valores. Soma-se a esta ideia dos direitos indígenas o direito à educação enquanto um direito social de cada cidadão brasileiro. Ao direito à educação indígena está implícito a qualificação profissional docente. O estudo está fundamentado nas políticas públicas educacionais e legais sobre o assunto em questão que embasam a educação a nível nacional e local, como por exemplo, a Constituição Federal do Brasil (CF) 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional – LDB 9394/96 e os Referenciais para a formação de professores indígenas (2002). Conta, ainda com autores como Grupione (2006), Ramos (2007), Silva (2016), Araújo (2006), Baniwa (2006) e Freire (1996). A metodologia está ancorada na abordagem qualitativa do enfoque fenomenológico, com base na pesquisa bibliográfica e documental, tendo em vista a grave situação de pandemia no país. Como resultado destaca-se a reflexão teórica sobre os conceitos de educação escolar indígena e formação de professores e a realização do levantamento das produções científicas dos cursos do Instituto de Natureza e cultura. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo presentar los estudios en carácter monográfico sobre la educación escolar y la formación de maestros indígenas. Con la Constitución Federal de 1988, se aseguró a los indígenas de Brasil el derecho a seguir cultivando sus tradiciones culturales, es decir, sus idiomas, costumbres y valores. A esta idea de los derechos indígenas se suma el derecho a la educación como un derecho social de todo ciudadano brasileño. El derecho a la educación indígena está implícito en la calificación profesional de los docentes. El estudio se basa en políticas públicas educativas y legales sobre el tema en cuestión que apoyan la educación a nivel nacional y local, como la Constitución Federal de Brasil (CF) 1988, la Ley de Lineamientos y Bases de la Educación Nacional - LDB 9394/96 y Referencias para la formación de maestros indígenas (2002). También cuenta con autores como Grupione (2006), Ramos (2007), Silva (2016), Araújo (2006), Baniwa (2006) y Freire (1996). La metodología se ancla en el enfoque cualitativo del enfoque fenomenológico, basado en la investigación bibliográfica y documental, considerando la grave situación de pandemia en el país. Como resultado, se destaca la reflexión teórica sobre los conceptos de educación escolar y formación docente indígena, así como la realización de un relevamiento de la producción científica en los cursos que ofrece el Instituto de Naturaleza y Cultura. |
Keywords: | Educação escolar indígena Formação de Professores Educação básica Produções científicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6109 |
metadata.dc.subject.controlado: | Indígenas - Educação Professores - Formação |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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