Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6111
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Recurso de repetição em textos escolares: uma análise da produção escrita por alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tonantins - AM
metadata.dc.creator: Franco, Beatriz Gois
metadata.dc.contributor.advisor1: Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Façanha, Tays Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nunes Xavier da
metadata.dc.description.resumo: O referido trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema: Produção Textual e delimitado em: “O uso da repetição em textos escritos por alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco”. E por objetivo geral: Analisar os efeitos de sentidos gerados pela presença dos recursos de repetição nos textos dissertativos dos alunos do 3° Ano do Ensino Médio e teve como objetivos específicos: Identificar a presença de recursos de repetição nos textos escritos pelos alunos; Selecionar quais são os recursos de repetição mais utilizados nos textos e Diferenciar as funções desses recursos de repetição dentro do texto dos alunos. Logo, a questão norteadora foi: Em textos produzidos pelos alunos do 3°Ano do Ensino Médio, há a repetição exagerada que torna o texto cansativo e não apresenta progressão temática ou há a repetição sequencial que contribui para o estabelecimento da coesão e coerência no texto? Nos procedimentos metodológicos primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico, sendo os teóricos e bases legais: Antunes (2003, 2005, 2010), Costa Val (2006, 2008) Freitas (2011), Godoy (1995), Koch (2008, 2012), Lakatos (2009), Marconi (1991, 2009), Marcuschi (2010, 2012) Rodrigues (2012). A natureza da pesquisa foi quali-quantitativa, com a amostra de dados qualitativa e de maneira crítico-interpretativo buscou-se mostrar os resultados. E para alcançar os objetivos traçados utilizou-se a coleta de produções textuais dos alunos do 3°Ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual no Município de Tonantins. Quanto aos resultados, os mesmos evidenciam que foram alcançados ao serem analisadas as produções e identificados os usos dos recursos de repetição que contribuem para dar sequência lógica nos textos escolares.
Abstract: El citado Trabajo de Finalización del Curso (TCC) tiene como tema: “La producción textual se delimita en el uso de la repetición en textos escritos por estudiantes del 3er año de bachillerato en una Escuela Estatal São Francisco.” Su objetivo general es: Analizar los efectos de significado que genera la presencia de recursos de repetición en los textos de disertación de los estudiantes del 3er año de bachillerato. Y tuvo como objetivos específicos: Identificar la presencia de recursos de repetición en textos escritos por los estudiantes; Seleccionar qué recursos de repetición son más utilizados en los textos y Diferenciar las funciones de estos recursos de repetición dentro del texto de los estudiantes. Por lo tanto, la pregunta orientadora fue: ¿En los textos producidos por estudiantes de 3 año de bachillerato, existe una repetición exagerada que fatiga el texto y no presenta progresión temática, o hay una repetición secuencial que contribuyó al establecimiento de cohesión y coherencia del texto? En los procedimientos metodológicos se realizó en primer lugar un relevamiento bibliográfico, con las bases teóricas y legales: Antunes (2003, 2005, 2010), Costa Val (2006, 2008) Freitas (2011), Godoy (1995), Koch (2008, 2012), Lakatos (2009), Marconi (1991, 2009), Marcuschi (2010, 2012) Rodrigues (2012), Silva (2001). La naturaleza de la investigación fue cuali-cuantitativa, con una muestra de datos cualitativos y de manera crítico-interpretativa, se buscó mostrar los resultados. Y para lograr los objetivos trazados, se utilizó la recolección de datos de producción de datos de producciones textuales de estudiantes de 3er año de secundaria en una Escuela Estatal del Municipio de Tonantins. En cuanto a los resultados, muestran que se lograron analizando las producciones textuales e identificando el abuso de recursos de repetición que contribuyen a dar una secuencia lógica en los textos escolares.
Keywords: Produção Textual
Producción Textual
Recurso de Repetição
Textos Escolares
Recursos de Repetición
Textos Escolares
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6111
metadata.dc.subject.controlado: Textos - Análise
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BeatrizFranco.pdf589,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.