Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6113
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre os comandos/orientações para a produção textual em um livro didático de Língua Portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental
Autor(a): Assis, Guaraci da Silva
Orientador(a): Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Nunes da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Adelson Florêncio de
Resumo: Para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: “Um estudo sobre os comandos/orientações para a produção textual em um livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental”, a partir da escolha do tema, “Produção Textual”, traçou-se a questão norteadora: “Os comandos/orientações para a produção textual no livro didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental adotado por uma escola municipal de Benjamin Constant-AM”. Desta forma, delineou-se o objetivo geral: “Analisar os comandos/orientações para a produção textual no livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental” e, advindos dele, desencadeou-se os objetivos específicos, são eles: a) “Identificar que habilidades linguísticas/textuais são requeridas por meio dos comandos/orientações para a produção textual do livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental”; b) “Averiguar a concepção de língua e de texto subjacente aos comandos/orientações para a produção textual do livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental”; c) “Verificar se há convergências e/ou divergências entre os comandos/orientações do livro didático de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e o que preconiza a BNCC”. Justifica-se a elaboração deste trabalho às dificuldades dos alunos em seguir os comandos/orientações dos professores e do livro didático para as produções textuais. Os procedimentos metodológicos iniciaram linearmente com levantamentos bibliográficos sobre alguns dos principais autores que tratam do tema com esmero para os embasamentos teóricos que serviram de alicerce, são eles: Antunes (2005/2010); Brasil/BNCC (2017); Costa Val (2006); Fávero (2006); Gil (2008); Gomes (2007); Koch (2010/2015); Lajolo (1993); Marconi & Lakatos (2003); Marcuschi (2008); Oliveira (2010); Prodanov & Freitas (2013); Rodrigues (2012). Depois, tratou-se da classificação da pesquisa, classificando-se como descritiva, em seguida as técnicas de pesquisa que são: bibliográfica e documental. O tratamento e análise utilizados foram sobre os comandos/orientações para a produção textual no livro didático. Portanto, os resultados apontam que estas divergências e convergências entre o livro didático e a BNCC sobre os comandos/orientações para as produções textuais foram necessárias ao ensino-aprendizagem e para a pesquisa por mostrar diferentes formas de ensinar e aprender, além de somar na construção do conhecimento linguístico dos alunos.
Resumo em outro idioma: Para este Trabajo de Conclusión del Curso (TCC), titulado: “Un estudio sobre los comandos/orientaciones para la producción textual en un libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria”, a partir de la elección del tema, “Producción Textual”, se delineó la cuestión norteadora: “Los comandos/orientaciones para la producción textual en un libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria adoptado por una escuela municipal de Benjamin Constant-AM”. De esta forma, se delineó el objetivo general: “Analizar los comandos/orientaciones para la producción textual en un libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria” y, surgiéndose de él, tenemos los objetivos específicos, son ellos: a) “Identificar que habilidades lingüísticas/textuales son requeridas mediante de los comandos/orientaciones para la producción textual del libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria”; b) “Averiguar la concepción de lengua y de texto subyacente a los comandos/orientaciones para la producción textual del libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria”; c) “Verificar si existen convergencias y/o divergencias entre los comandos/orientaciones del libro didáctico de Lengua Portuguesa del noveno año de la Enseñanza Primaria y lo que propugna la BNCC”. La elaboración de este trabajo está justificada por las dificultades de los alumnos para seguir los comandos/orientaciones de los profesores y del libro didáctico para las producciones textuales. Los procedimientos metodológicos empezaron linealmente con levantamientos bibliográficos sobre algunos de los principales autores que tratan del tema con esmero para los embasamientos teóricos que sirvieron de alicer, son ellos: Antunes (2005/2010); Brasil/BNCC (2017); Costa Val (2006); Fávero (2006); Gil (2008); Gomes (2007); Koch (2010/2015); Lajolo (1993); Marconi & Lakatos (2003); Marcuschi (2008); Oliveira (2010); Prodanov & Freitas (2013); Rodrigues (2012). Después, se trató de la clasificación de la pesquisa, clasificándola como descriptiva, en seguida las técnicas de pesquisa que son: bibliográfica y documental. El tratamiento y análisis utilizados fueron sobre los comandos/orientaciones para la producción textual en el libro didáctico. Por lo tanto, los resultados apuntan que estas divergencias y convergencias entre el libro didáctico y la BNCC sobre los comandos/orientaciones para las producciones textuales fueron necesarias para la enseñanza-aprendizaje y para la pesquisa por mostrar diferentes formas de enseñar y aprender, allá de sumar en la construcción del conocimiento lingüístico de los alumnos.
Palavras-chave: Produção Textual
Producciones Textuales
Livro Didático
Comandos/Orientações
Libro Didáctico
Comandos/Orientaciones
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6113
Vocabulário controlado: Livros didáticos
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GuaraciAssis.pdf590,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.