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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Encadeamento de enunciados: um estudo a partir de textos dissertativos-argumentativos feitos por alunos indígenas do 1º periodo de letras da Universidade Federal do Amazonas
Autor(a): Reis, Gracilene Montalvan
Orientador(a): Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Josinaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Adelson Florêncio de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é intitulado “encadeamento de enunciados: um estudo a partir de textos dissertativo-argumentativos feitos por alunos indígenas do 1º período de letras da universidade federal do Amazonas” o trabalho teve como objetivo geral analisar os efeitos de sentidos gerados em textos dissertativo- argumentativos produzidos por alunos indígenas do 1º período de Letras da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura, utilizando como parâmetro a presença ou a ausência de encadeamento de enunciados. E para que se pudesse alcançar esse objetivo geral traçaram-se os objetivos específicos, conforme segue: realizar o levantamento dos elementos coesivos usados pelos alunos indígenas do 1º período de Letras em textos dissertativo-argumentativos, identificar, se os alunos utilizam adequadamente os recursos de encadeamento de enunciados e averiguar o efeito de sentido gerado pelo uso ou pela ausência desse elemento coesivo nas produções dos alunos. O trabalho conta com as valorosas contribuições dos estudiosos da área da Linguística Textual, os quais tiveram suas obras consultadas durante a pesquisa bibliográfica, parte essencial para a realização deste trabalho, quais sejam: Agostinho (2018), Antunes (2017) Koch (2004) Marcuschi (2012). Sendo esses os principais nomes que embasam este trabalho. No que concerne a metodologia do trabalho, tem-se como os principais nomes da metodologia do trabalho científico: Prodanov (2013), Santos (2005), Souza (1998), dentre outros. O trabalho é de cunho qualitativo\quantitativo. Qualitativo porque foi feita a análise dos textos dos alunos indígenas, para que posteriormente fosse feito a discussão com embasamento. De cunho quantitativo porque a pesquisadora catalogou os dados e quantificou as ocorrências de uso adequado e inadequado no que diz respeito aos elementos de encadeamento de enunciados. Como é possível verificar na seção 4 deste Trabalho de Conclusão de Curso. Onde foi diagnosticado a dificuldade dos alunos quanto a progressão textual em suas respectivas produções, os alunos empregam elementos de progressão textual, mesmo que as vezes e maneira equivocada e sentem dificuldade em produzir textos, contudo entende-se que é pelo fato de terem a língua portuguesa como segunda língua. Também apresentará a análise e discussão dos resultados a partir do tema que é: os efeitos de sentidos gerados pelos elementos coesivos em textos dissertativo-argumentativos, utilizando como parâmetro a presença ou a ausência de encadeamento de enunciados. Para tanto, foram selecionados três elementos coesivos que farão parte da nossa análise. Quais sejam: conectivos ou conectores; elementos anafóricos e referenciação.
Resumo em outro idioma: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene como título “Encadenamiento de enunciados: un estudio a partir de textos disertactivo-argumentativos hechos por alumnos indígenas del 1º período de letras de la Universidad Federal del Amazonas” el trabajo tuvo como objetivo general analizar los efectos de sentidos generados en textos disertactivo-argumentativos producidos por alumnos indígenas do 1º período de Letras da Universidad Federal del Amazonas, Instituto de Naturaleza y Cultura, utilizando como parámetro la presencia o ausencia de encadenamiento de enunciados. Y para que se pudiera alcanzar ese objetivo general se trazó los objetivos específicos, conforme sigue: realizar el levantamiento dos elementos cohesivos utilizados por alumnos indígenas del 1º período de Letras en textos disertactivo-argumentativos, identificar, se los alumnos utilizan adecuadamente los recursos de encadenamiento de enunciados e averiguar el efecto de sentido generado por el uso o por la ausencia de estos elementos cohesivo en las producciones de los dos alumnos. El trabajo cuenta con las valerosas contribuiciones de los estudiosos de la área da Lingüística Textual, los cuales tuvieron sus obras consultadas durante la investigación bibliográfica, parte esencial para la realización de este trabajo, cuáles sean: Agostinho (2018), Antunes (2017) ; Koch (2004);Marcuschi (2012) siendo esos los principales nombres que embazan este trabajo. En lo que concierne la metodología del trabajo, tiene como los principales nombres de la metodología del trabajo científico: Prodanov (2013), Santos (2005), Souza (1998), entre otros. El trabajo es cualitativo\cuantitativo. Cualitativo porque fue hecho la análisis de los textos de los alumnos indígenas, para que posteriormente fuera hecho la discusión con embasamiento. De cuño cuantitativo porque la investigadora ha catalogo los datos y cuantifico las ocurrencias del uso adecuado e inadecuado en lo que dice respecto a los elementos de encadenamiento de enunciados. Como es posible verificar en el capítulo 4 de este Trabajo de Conclusión de Curso. Donde fue diagnosticada la dificultad de los alumnos cuanto a la progresión textual en sus respectivas producciones los alumnos utilizan elementos de progresión textual, mismo que a veces de manera equivocada y sienten dificultad en producir textos, pero se entiende que es por el hecho de tener la lengua portuguesa como segunda lengua. También apresentará la análise y discusión de los resultados a partir del tema que eres: los efectos de los sentidos gerados por los elementos coesivos en textos dissertativo-argumentativos, utilizando como parâmetro la presencia o la ausência de encadeamiento de los enunciados. Por lo tanto, fueram selecionados três elemientos coesivos que faran parte de la análise. Que son: conectivos o conectores; elemientos anafóricos y referenciación.
Palavras-chave: Tradução
Produción Textual
Bilinguismo
Língua Portuguesa
Língua Tikuna
Análise de Texto
Alumnos Indigenas
Linguística Textual
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6125
Vocabulário controlado: Língua ticuna - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

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