Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6128
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ludicidade na educação infantil: desafios e possibilidades para a prática docente
Autor(a): Clemente, Monique Inácio
Orientador(a): Cruz, Maria Simone Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Marinete Lourenço
Resumo: O presente trabalho aborda a Ludicidade na Educação Infantil: desafios e possibilidades para a prática docente e tem como objetivo analisar a ludicidade como ferramenta indispensável na prática pedagógica do professor da Educação Infantil, pois a ludicidade tem papel importante no percurso formativo da criança. Centramos nossa investigação em uma escola de Educação Infantil no município de Benjamin Constant, situada em zona de fronteira, Alto Solimões, do Estado do Amazonas. O procedimento metodológico seguiu o método fenomenológico e a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfica e de campo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante. Nosso aporte teórico centrou-se principalmente em Kishimoto (2011), Huizinga (1996), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Brougère (2010), Lopes (2006), Luckesi (2000), Santos (1999), Antunes (2008), Kramer (2005), Minayo (1994), Oliveira (2008), Gomes (2004). Como resultado da pesquisa, concluímos que a docente da turma Pré-II possui uma prática pedagógica centrada na transmissão dos conhecimentos, sem explorar com intenção metodológica a ludicidade como ferramenta de ensino. Insistimos em uma prática pedagógica em que a escola promova ações voltadas para a formação de educadores para Educação Infantil, contemplem nos seus currículos discussões sobre o tema que subsidiem a utilização do lúdico para o desenvolvimento de uma atividade educativa que realmente efetive a aprendizagem das crianças na escola.
Resumo em outro idioma: El presente trabajo aborda el Lúdico en Educación Infantil: retos y posibilidades para la práctica docente y tiene como objetivo analizar el juego como herramienta indispensable en la práctica pedagógica del docente de Educación Infantil, ya que el juego tiene un papel importante en el camino formativo del niño. Centramos nuestra investigación en una escuela infantil en la ciudad de Benjamin Constant, ubicada en la zona fronteriza, Alto Solimões, del Estado de Amazonas. El procedimiento metodológico siguió el método fenomenológico y la investigación bibliográfica y de campo cualitativa. Como instrumentos de recolección de datos utilizamos la observación participante. Nuestro aporte teórico se centró principalmente en Kishimoto (2011), Huizinga (1996), Vygotsky (1989), Almeida (2007), Brougere (2010), Lopes (2006), Luckesi (2000), Santos (1999), Antunes (2008), Kramer (2005), Minayo (1994), Oliveira (2008), Gomes (2004). Como resultado de la investigación, concluimos que el docente de la clase Pre-II tiene una práctica pedagógica centrada en la transmisión de conocimientos. sin explorar con intención metodológica el juego como herramienta didáctica. Insistimos en una práctica pedagógica en la que la escuela promueva acciones encaminadas a la formación de educadores para la Educación Infantil que incluyan en sus currículos discusiones sobre el tema que subsidien el uso de actividades lúdicas para el desarrollo de una actividad educativa que sea realmente efectiva aprendizaje de los niños en la escuela.
Palavras-chave: Ludicidade
Alegría
Docente
Educação Infantil
Prática Pedagógica
Maestro
Educación Infantil
Práctica pedagógica
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6128
Vocabulário controlado: Educação infantil - Benjamin Constant (AM)
Prática de ensino - Benjamin Constant (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MoniqueClemente.pdf467,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.