Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6137
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Empreendedorismo feminino no Alto Solimões/Amazonas: experiências no ramo de revenda de confecções em tabatinga
Autor(a): Sousa, Sthefany Carneiro de
Orientador(a): Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Juvan Reis
Resumo: O presente estudo teve por objetivo geral investigar os fatores que influenciaram na decisão feminina de empreender no segmento de revenda de confecção no município de Tabatinga, Amazonas, de forma a conhecermos o perfil das empreendedoras e as estratégias de vendas utilizadas para se manterem competitivas no mercado de sua atuação. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa envolveram abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram obtidos através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo por meio de entrevista com dez mulheres revendedoras de confecção do município de Tabatinga – AM, escolhidas de forma intencional e por conveniência e que se dispuseram a participar livremente da entrevista. Como resultado da pesquisa, observamos que o principal fator influente na decisão feminina de empreender é a flexibilidade de estabelecer seus próprios horários para compatibilizarem o trabalho e a família, fator que foi seguido por independência financeira, boa lucratividade e a alta demanda no segmento de revenda de confecções no município local da pesquisa. Conclui-se que o empreendedorismo feminino vem ocupando um papel significativo na sociedade, nos mais diversificados segmentos socioeconômicos, com destaque, neste trabalho, para o segmento de revenda de confecção, considerando que ter o negócio próprio é uma possibilidade de aumento ou complemento de renda para as empreendedoras, as quais são incentivadas, também, pela necessidade de satisfação pessoal e profissional.
Resumo em outro idioma: El presente estudio tuvo como objetivo general investigar los factores que influyeron en la decisión femenina de emprender en el segmento de reventa de ropa en el municipio de Tabatinga, Amazonas, con el fin de conocer el perfil de las emprendedoras y las estrategias de venta utilizadas para mantenerse competitivas en el mercado. mercado de su rendimiento. Los procedimientos metodológicos que orientaron la investigación involucraron un enfoque cualitativo y descriptivo. Los datos se obtuvieron a través de un levantamiento bibliográfico y una investigación de campo a través de entrevistas con diez mujeres comerciantes de ropa en el municipio de Tabatinga - AM, elegidas intencionalmente y por conveniencia y que estuvieron dispuestas a participar libremente en la entrevista. Como resultado de la investigación se observó que el principal factor influyente en la decisión femenina de emprender es la flexibilidad para establecer su propio horario para compatibilizar trabajo y familia, factor que fue seguido por la independencia económica, buena rentabilidad y alta demanda en el segmento de reventa de ropa en el municipio local de la investigación. Se concluye que el emprendimiento femenino viene jugando un papel significativo en la sociedad, en los más diversos segmentos socioeconómicos, con énfasis, en este trabajo, para el segmento de reventa de ropa, considerando que tener un negocio propio es una posibilidad de incrementar o complementar los ingresos. para las mujeres emprendedoras, a las que además anima la necesidad de satisfacción personal y profesional.
Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino
Confecções
Fidelização
Alto Solimões
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6137
Vocabulário controlado: Empreendedores - Mulheres
Empreendedorismo - Mulheres
Vestuário - Comércio
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SthefanySousa.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.