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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de um sistema fotovoltaico para suprimento de energia elétrica em uma escola municipal indígena na zona ribeirinha em plena região amazônica
Autor(a): Santos, Lucas Andrey dos
Orientador(a): Medeiros, Renan Landau Paiva de
metadata.dc.contributor.referee1: Ayres Junior, Florindo Antonio de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Rafael da Silva
Resumo: No Brasil a crise energética é uma característica séria em termos de preservação do meio ambiente e de uso da utilização de energia não renováveis e com isso a preocupação do Brasil em diversificar a matriz energética, observando como principal composição de geração de energia elétrica. A utilização de sistemas fotovoltaicos é de grande incidência e de grande potencial no país, que é considerado um território que possui abundância em radiação solar. Este trabalho é importante diante da problemática de escassez de energia elétrica mediante aos problemas de logística e enfrentamento de burocracias em relação as comunidades indígenas ribeirinhas dentro de um contexto histórico e cultural. O trabalho é um estudo de caso, realizando uma análise específica de viabilidade técnico-econômica da implantação de um sistema voltaico na Escola Municipal Kanata T-Ykua de nível fundamental, localizado na Comunidade Indígena Três Unidos, na zona ribeirinha do Rio Negro na cidade de Manaus/AM. Este projeto por sua vez, tem como objetivo suprir a demanda de energia elétrica da escola supracitada. Os resultados foram proveitosos e positivos em relação ao custo-benefício e seu tempo de retorno em anos de vida útil de um sistema fotovoltaico, que além de recuperar o investimento inicial em 8 anos após a sua implantação e com o custo de vida das placas solares de 25 anos, gerando um crédito de energia para secretaria de educação que demanda a escola.
Resumo em outro idioma: It is evident in Brazil that the energy crisis is a serious feature in terms of preserving the environment and the use of non-renewable energy and with that Brazil's concern to diversify the energy matrix, observing as the main composition of electric energy generation. The use of photovoltaic systems is of great incidence and great potential in the country, which is considered a territory of abundance in solar radiation. This Course Completion Work (TCC) is being important in the face of the problem and the universe of electric energy that is considered scarce due to the problems of logistics and facing bureaucracy in relation to the riverside indigenous communities within a historical and cultural context. The work is a case study and a specific analysis of the technical-economic feasibility of the implementation of a voltage system at the elementary level Kanata T-Ykua Municipal School, located in the Três Unidos Indigenous Community, in the riverside area of Rio Negro in the city of Manaus/AM.E with the objective of supplying the electric energy demand of the aforementioned school. The results were beneficial and positive in terms of cost-effectiveness and its payback time in years of useful life of a photovoltaic system that, in addition to recovering the initial investment in 8 years after its implementation and with the lifetime cost of solar panels of 25 years, generating an energy credit for the education department that the school demands.
Palavras-chave: Sistemas Fotovoltaicos
Photovoltaic Systems
Energia Elétrica
Energia Solar
Electric Energy
Solar Energy
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Elétrica – Eletrônica - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6162
Vocabulário controlado: Sistemas de energia fotovoltaica
Energia - Fontes alternativas
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