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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6168
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Precarização do trabalho em instituições públicas de ensino superior e o impacto na saúde mental de docentes |
metadata.dc.creator: | Santos, Bárbara Alcantara Aquino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Ronaldo Gomes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vasconcelos, Ana Claudia Leal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Roberta de Lima Sousa |
metadata.dc.description.resumo: | O papel do professor na sociedade é marcado pela desvalorização que se evidencia no mundo do trabalho. No Brasil, a precariedade do trabalho docente em instituições públicas de ensino superior é uma realidade características e histórica dessa profissão. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar como este cenário de precarização impacta no exercício do trabalho do docente e qual é a implicação deste contexto na saúde mental de professores universitários. Este trabalho trata-se de um levantamento literário que pretende contribuir para a compreensão dos efeitos da precarização do trabalho atualmente e valorização do professor como figura relevante nas dimensões sociais, políticas e culturais do país. Os resultados encontrados validam as condições precárias de trabalho como fator determinante no adoecimento dos profissionais ao impactar a qualidade de vida do docente, que depende de estratégias de enfrentamento individuais para lidar com o sofrimento. |
Abstract: | The role of the teacher in society is marked by the devaluation that is evident in the world of work. In Brazil, the precariousness of teaching work in public institutions of higher education is a characteristic and historical reality of this profession. Therefore, the present study aims to assess how this scenario of precariousness impacts the exercise of the teacher's work and what is the implication of this context in the mental health of university professors. This work is a literary survey that intends to contribute to the understanding of the effects of the precariousness of work and the valorization of the teacher as a relevant figure in the social, political and cultural dimensions of the country. The results found validate the precarious working conditions as a determining factor in the illness of professional by impacting the teacher’s quality of life, who depends on individual coping strategies to deal with suffering. |
Keywords: | Precarização do Trabalho Ensino Superior Público Docentes Saúde Mental |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
metadata.dc.publisher.course: | Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6168 |
metadata.dc.subject.controlado: | Saúde mental Doenças profissionais Qualidade de vida no trabalho |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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