Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem |
Other Titles: | Unveiling the organic functions: the ludic as a facilitator of learning |
metadata.dc.creator: | Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carmo, Dominique Fernandes de Moura do |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Menezes, Jean Michel dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Corrêa, Geone Maia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maia, Paulo José de Sousa |
metadata.dc.description.resumo: | O aprendizado pode ser mais leve e interessante quando se tem o auxílio de recursos didáticos que proporcionem isso, como por exemplo, o jogo lúdico. O lúdico pode ser muito mais do que apenas uma brincadeira, mas um método de apoio ao conteúdo disciplinar. Ao inserir metodologias alternativas para o ensino, os resultados vão muito além do “aprender”, servindo também de motivação aos alunos e colocando-os como parte do processo de aprendizagem. Neste contexto, o jogo “Desvendando as funções orgânicas” foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão sobre funções orgânicas e nomenclatura dos compostos orgânicos, através do uso de metodologias lúdicas. Este jogo foi baseado em um jogo de tabuleiro tradicional e desenvolvido numa escola pública do município de Itacoatiara, através de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de uma entrevista aberta com alunos e professora da disciplina e um questionário pré e pós-jogo. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma ótima aceitação dos entrevistados, além de mostrar que os alunos aprenderam melhor o conteúdo trabalhado, facilitando o ensino e a aprendizagem. Diante disso, observou-se o quão importante é a inclusão de outros recursos didáticos no ensino-aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go far beyond "learning", also serving as motivation for students and placing them as part of the learning process. In this context, the game “Unraveling the organic functions” was created with the aim of facilitating the understanding of organic functions and the nomenclature of organic compounds, through the use of playful methodologies. This game was based on a traditional board game and developed in a public school in the city of Itacoatiara, through a qualitative-quantitative research with the application of an open interview with students and teacher of the discipline and a pre- and post-game questionnaire. The results obtained in this research indicated a great acceptance of the interviewees, in addition to showing that the students learned better the content worked, facilitating teaching and learning. In view of this, it was observed how important is the inclusion of other teaching resources in the teaching-learning of students. |
Keywords: | Lúdico Playful Recursos didáticos Aprendizagem Ensino Jogos de química Didactic resources Learning Chemistry games Teaching |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181 |
metadata.dc.subject.controlado: | Jogos no ensino de química |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_IngridSena.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.