Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem
Other Titles: Unveiling the organic functions: the ludic as a facilitator of learning
metadata.dc.creator: Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Dominique Fernandes de Moura do
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Geone Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Paulo José de Sousa
metadata.dc.description.resumo: O aprendizado pode ser mais leve e interessante quando se tem o auxílio de recursos didáticos que proporcionem isso, como por exemplo, o jogo lúdico. O lúdico pode ser muito mais do que apenas uma brincadeira, mas um método de apoio ao conteúdo disciplinar. Ao inserir metodologias alternativas para o ensino, os resultados vão muito além do “aprender”, servindo também de motivação aos alunos e colocando-os como parte do processo de aprendizagem. Neste contexto, o jogo “Desvendando as funções orgânicas” foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão sobre funções orgânicas e nomenclatura dos compostos orgânicos, através do uso de metodologias lúdicas. Este jogo foi baseado em um jogo de tabuleiro tradicional e desenvolvido numa escola pública do município de Itacoatiara, através de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de uma entrevista aberta com alunos e professora da disciplina e um questionário pré e pós-jogo. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma ótima aceitação dos entrevistados, além de mostrar que os alunos aprenderam melhor o conteúdo trabalhado, facilitando o ensino e a aprendizagem. Diante disso, observou-se o quão importante é a inclusão de outros recursos didáticos no ensino-aprendizagem dos alunos.
Abstract: Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go far beyond "learning", also serving as motivation for students and placing them as part of the learning process. In this context, the game “Unraveling the organic functions” was created with the aim of facilitating the understanding of organic functions and the nomenclature of organic compounds, through the use of playful methodologies. This game was based on a traditional board game and developed in a public school in the city of Itacoatiara, through a qualitative-quantitative research with the application of an open interview with students and teacher of the discipline and a pre- and post-game questionnaire. The results obtained in this research indicated a great acceptance of the interviewees, in addition to showing that the students learned better the content worked, facilitating teaching and learning. In view of this, it was observed how important is the inclusion of other teaching resources in the teaching-learning of students.
Keywords: Lúdico
Playful
Recursos didáticos
Aprendizagem
Ensino
Jogos de química
Didactic resources
Learning
Chemistry games
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181
metadata.dc.subject.controlado: Jogos no ensino de química
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IngridSena.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.