Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desvendando as funções orgânicas: o lúdico como facilitador da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Unveiling the organic functions: the ludic as a facilitator of learning
Autor(a): Sena, Ingrid Beatriz Farias Cruz
Orientador(a): Carmo, Dominique Fernandes de Moura do
Primeiro Coorientador: Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Geone Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Paulo José de Sousa
Resumo: O aprendizado pode ser mais leve e interessante quando se tem o auxílio de recursos didáticos que proporcionem isso, como por exemplo, o jogo lúdico. O lúdico pode ser muito mais do que apenas uma brincadeira, mas um método de apoio ao conteúdo disciplinar. Ao inserir metodologias alternativas para o ensino, os resultados vão muito além do “aprender”, servindo também de motivação aos alunos e colocando-os como parte do processo de aprendizagem. Neste contexto, o jogo “Desvendando as funções orgânicas” foi elaborado com o objetivo de facilitar a compreensão sobre funções orgânicas e nomenclatura dos compostos orgânicos, através do uso de metodologias lúdicas. Este jogo foi baseado em um jogo de tabuleiro tradicional e desenvolvido numa escola pública do município de Itacoatiara, através de uma pesquisa quali-quantitativa com aplicação de uma entrevista aberta com alunos e professora da disciplina e um questionário pré e pós-jogo. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma ótima aceitação dos entrevistados, além de mostrar que os alunos aprenderam melhor o conteúdo trabalhado, facilitando o ensino e a aprendizagem. Diante disso, observou-se o quão importante é a inclusão de outros recursos didáticos no ensino-aprendizagem dos alunos.
Resumo em outro idioma: Learning can be lighter and more interesting when you have the help of didactic resources that provide this, such as the playful game. The ludic can be much more than just a game, but a method of supporting the disciplinary content. By inserting alternative methodologies for teaching, the results go far beyond "learning", also serving as motivation for students and placing them as part of the learning process. In this context, the game “Unraveling the organic functions” was created with the aim of facilitating the understanding of organic functions and the nomenclature of organic compounds, through the use of playful methodologies. This game was based on a traditional board game and developed in a public school in the city of Itacoatiara, through a qualitative-quantitative research with the application of an open interview with students and teacher of the discipline and a pre- and post-game questionnaire. The results obtained in this research indicated a great acceptance of the interviewees, in addition to showing that the students learned better the content worked, facilitating teaching and learning. In view of this, it was observed how important is the inclusion of other teaching resources in the teaching-learning of students.
Palavras-chave: Lúdico
Playful
Recursos didáticos
Aprendizagem
Ensino
Jogos de química
Didactic resources
Learning
Chemistry games
Teaching
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6181
Vocabulário controlado: Jogos no ensino de química
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_IngridSena.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.