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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6190
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise de velocidades e retardamentos na Avenida Ephigênio Salles considerando o comportamento de veículos pesados de carga |
Other Titles: | Analysis of speeds and delays on Ephigênio Salles Avenue considering the behavior of heavy cargo vehicles |
metadata.dc.creator: | Pimentel, Victor Hugo Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pontes, Taís Furtado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis |
metadata.dc.description.resumo: | A Avenida Ephigênio Salles faz parte de uma importante rota, ligando o Polo Industrial de Manaus (PIM) à Zona Norte da Cidade, em especial, o Aeroporto Internacional. Dada tal configuração, a Via torna-se sobrecarregada com veículos pesados de carga, aumentando ainda mais a lentidão e interferindo na mobilidade urbana deste corredor viário. Portanto, estes fatores serviram como base para identificar através da análise de desempenho de rotas, aplicando-se o método de velocidade e retardamento, os impactos na mobilidade urbana da Avenida Ephigênio Salles, causados pelo comportamento do tráfego de veículos de cargas, considerando-se a infraestrutura viária disponível. A pesquisa foi embasada pelo Método de Desempenho de Rotas, apresentado pela CET-SP e DNIT, através da Pesquisa de Velocidade e Retardamento, utilizando-se para o levantamento de dados o Veículo-Teste com Cronômetro. Com este estudo foi possível identificar trechos críticos considerando os dois sentidos da Via. Verificou-se que em todos trechos a velocidade operacional da Avenida Ephigênio Salles sofre reduções, chegando a reduzir em seu trecho mais crítico 74,85%. Os principais motivos de retardamento são referentes à geometria da Via (curvas, largura de faixa de rolamento, acessos, retornos, paradas de ônibus) e semáforo do Trecho 03. Nesse caso, o tempo de retardo chega a ser 135% maior que o tempo ideal. Observa-se, portanto, a necessidade de identificar indicadores para monitorar a mobilidade urbana de vias em Manaus (AM), como exemplo, as velocidades e retardos, para evitar o rápido declínio do nível de serviço e capacidade de escoamento. |
Abstract: | The Ephigênio Salles Avenue is part of an important route, connecting the Industrial Pole of Manaus (PIM) to the North Zone of the City, especially the International Airport. Given such a configuration, the road becomes overloaded with heavy cargo vehicles, further increasing the slowness and interfering with the urban mobility of this road corridor. Therefore, these factors served as a basis to identify, through the performance analysis of routes, applying the speed and delay method, the impacts on urban mobility of Ephigênio Salles Avenue, caused by the behavior of freight vehicle traffic, considering the available road infrastructure. The research was based on the Route Performance Method, presented by CET-SP and DNIT, through the Speed and Delay Research, using the Test Vehicle with Chronometer for data collection. With this study it was possible to identify critical stretches considering the two directions of the Via. It was found that in all sections the operational speed of Avenida Ephigênio Salles suffers reductions, reaching a reduction of 74.85% in its most critical section. The main reasons for delay refer to the geometry of the road (curves, lane width, accesses, returns, bus stops) and traffic lights on Section 03. In this case, the delay time is up to 135% longer than the ideal. Therefore, there is a need to identify indicators to monitor urban mobility of roads in Manaus (AM), for example, speeds and delays, to avoid a rapid decline in the level of service and flow capacity. |
Keywords: | Avenida Ephigênio Salles Mobilidade urbana Velocidade e retardamento |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL: INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE TRANSPORTES: OPERACOES DE TRANSPORTES: ENGENHARIA DE TRAFEGO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6190 |
metadata.dc.subject.controlado: | Transporte de carga - Manaus (AM) Transporte urbano - Planejamento - Manaus (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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