Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6191
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação Física escolar em tempos de pandemia: as aulas remotas no IFAM Parintins-AM
metadata.dc.creator: Cavalcante, Amanda Lívia Belém
Lopes, Meena Nataly Ventura
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Patrícia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Leão, Lucas Diógenes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Roseane Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o planejamento e a atuação dos professores de Educação Física do IFAM, Campus Parintins-AM, referente às aprendizagens e desafios no decorrer do ensino remoto no ano de 2021. É um estudo de caso com abordagem qualitativa, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, campus Parintins, cujos sujeitos foram 2 (dois) professores que ministram as aulas de Educação Física na referida instituição. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, encaminhado aos professores por WhatsApp individualmente. Os resultados obtidos consiste em que eles foram obrigados a adaptar seus planos de aula, utilizar estratégias e se habituarem à realidade do ensino remoto, o qual ocasionou grandes desafios, mas trouxe aprendizados. Os desafios foram inúmeros, dentre eles está o planejamento de aulas remotas, ministrar as aulas virtualmente, o acesso à internet, a falta de materiais, sinal de conexão precário. Todos os fatores supracitados dificultaram, o trabalho docente para realizar uma boa aula, assim como planejar e ministrar por meio remoto, necessitando utilizar as melhores estratégias possíveis para que viesse a ser realizada. Houve também pontos positivos, associados ao enfrentamento deste desafio, os aprendizados, a autonomia cobram maiores condições de infraestrutura, uso de tecnologia, explorar o mundo digital, participação em cursos e eventos científicos serviram de aprendizado para os professores. A necessidade de aperfeiçoamento nessa área é importante, uma vez que os deixa preparados para trabalhar no ensino remoto. É notório os desafios que a pandemia da COVID-19 acarretou para o espaço educacional, porém a tecnologia se tornou um grande aliado do fazer pedagógico. Essa nova compreensão do ensino remoto foi desafiador e levou os docentes a buscarem novas aprendizagens para responder a esse novo cenário.
Abstract: This work aims to analyze the planning and performance of Physical Education teachers at IFAM, Campus Parintins-AM, regarding learning and challenges during remote teaching in the year 2021. It is a case study with a qualitative approach, it was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Parintins campus, whose subjects were 2 (two) teachers who teach Physical Education classes at that institution. For data collection, a semi-structured questionnaire was used, sent to teachers by WhatsApp individually. The results obtained are that they were forced to adapt their lesson plans, use strategies and get used to the reality of remote teaching, which caused great challenges, but brought learning. The challenges were numerous, including the planning of remote classes, teaching classes virtually, internet access, lack of materials, precarious connection signal. All the aforementioned factors made it difficult for the teaching work to carry out a good class, as well as to plan and teach remotely, needing to use the best possible strategies for it to be carried out. There were also positive points, associated with facing this challenge, learning, autonomy demand greater infrastructure conditions, use of technology, exploring the digital world, participation in courses and scientific events served as learning for teachers. The need for improvement in this area is important, as it prepares them to work in remote teaching. The challenges that the COVID-19 pandemic brought to the educational space are notorious, but technology has become a great ally of pedagogical practice. This new understanding of remote teaching was challenging and led teachers to seek new learning to respond to this new scenario.
Keywords: Educação Física
Ensino remoto
Ensino médio
IFAM
Parintins
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6191
metadata.dc.subject.controlado: Educação física (Ensino médio) - Parintins (AM)
Educação física (Ensino médio) - Ensino via Web
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AmandaCavalcante_MeenaLopes.pdf641,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.