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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comportamento de veículos de carga em rampas ascendentes de rotas urbanas que atendem o Polo Industrial de Manaus (PIM):estudo de caso na Avenida Rodrigo Otávio
Título(s) alternativo(s): Behaviour of cargo vehicles on upper racks of urban routes serving the Manaus Industrial Pole (PIM):case study at Avenue Rodrigo Otávio
Autor(a): Gandra, Mateus Rêgo
Orientador(a): Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Daniela Muniz D’Antona
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Ivo Almeida
Resumo: Devido ao aumento de demandas por produtos, os veículos em trechos urbanos, muitas vezes, há as sobrecargas, o que provoca uma incompatibilidade na interação veículo-via. Essa falha na interação do veículo-via provoca diversas alterações no tráfego de veículos nas regiões urbanas. Um dos impactos é sobre a perca de desempenho dos veículos de cargas em rampas ascendentes, provocando, assim, a redução de velocidade na via, dentre outros impactos. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de veículos de carga em trechos viários com rampas ascendentes, considerando os aspectos da interação veículo-via, em uma das principais rotas urbanas da cidade de Manaus, que atendem direta ou indiretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM). Para isso, foi feita uma análise de como transporte de carga urbano influencia na mobilidade urbana. A metodologia de coleta de dados utilizada para extrair os dados das velocidades desenvolvidas foi o método indireto, onde por meio de filmagens retirou-se o tempo de passagem das carretas por marcos pré-definidos na pista e, posteriormente calculou-se a velocidade desenvolvida nas rampas. Além disso coletou-se dados categorizados do tráfego dos veículos utilizando de filmagens em horários de picos. Finalmente, com os dados coletados, foi realizado um estudo de caso, analisando o desempenho de veículos de carga adotando um modelo de veículo padrão para análise, devido à falta de dados de passagens e especificação técnicas das carretas transitam na região. Dentre as conclusões deste trabalho, há a falta de informações de pesagens das carretas que trafegam pela via, e o PIM não dispõe de balanças que controle o peso das carretas que trafegam na cidade de Manaus, ocorreu também que para as simulações feitas foi observado que as carretas desenvolveram uma velocidade de até 38km/h menor do que a velocidade regulamentada da via. Logo, sugere-se estudos para avaliar de maneira mais profunda o desempenho dos veículos, considerando a velocidade de entrada e saída da rampa, bem como a instalação de balança para uma melhor fiscalização desses veículos, para que seja possível uma avaliação de desempenho mais assertiva.
Resumo em outro idioma: Due to the increased demands for products, vehicles on urban stretches are often overloaded, which causes a mismatch in the vehicle-track interaction. This failure in vehicle-track interaction causes several changes in vehicle traffic in urban regions. One of the impacts is on the loss of performance of freight vehicles on upward ramps, thus causing a reduction in speed on the road, among other impacts. Therefore, this paper aims to analyze the performance of cargo vehicles on road sections with upward ramps, considering the aspects of vehicle-traffic interaction, in one of the main urban routes of the city of Manaus, which directly or indirectly serve the Industrial Pole of Manaus (PIM). For this, an analysis was made of how urban freight transport influences urban mobility. The data collection methodology used to extract the data from the developed speeds was the indirect method, where by means of filming, the time of the trucks passing by pre-defined milestones on the road was taken and, later, the speed developed on the ramps was calculated. In addition, categorized data on vehicle traffic was collected using filming during peak hours. Finally, with the data collected, a case study was performed, analyzing the performance of cargo vehicles adopting a standard vehicle model for analysis, due to the lack of data on passages and technical specifications of the trucks transiting in the region. Among the conclusions of this work, there is the lack of weighing information of the trucks that travel on the road, and the PIM does not have scales that control the weight of the trucks that travel in the city of Manaus, it was also observed that for the simulations made it was observed that the trucks developed a speed of up to 38km/h less than the regulated speed of the road. Therefore, it is suggested studies to evaluate more thoroughly the performance of vehicles, considering the speed of entry and exit of the ramp, as well as the installation of scales for a better monitoring of these vehicles, so that a more assertive performance evaluation is possible.
Palavras-chave: Veículos de carga
Rotas urbanas
Polo Industrial de Manaus (PIM)
Avenida Rodrigo Otávio
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE TRANSPORTES: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES: PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE TRANSPORTES: VEICULOS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE: VEICULOS DE TRANSPORTES
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6198
Vocabulário controlado: Engenharia de tráfego - Manaus (AM)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

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