Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6201
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Biblioteca Astrid Cabral |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Emanuelle Queiroz de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Ana Elisabete de Aguiar e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieiralves, Karina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cereto, Marcos Paulo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Simões, Isabella de Bonis Silva |
metadata.dc.description.resumo: | O hábito de leitura no Brasil tem se mostrado instável conforme o número de leitores diminui e mais da metade da população afirma nunca ter pisado em uma biblioteca. Além disso, dados mostram que muitas bibliotecas do país não possuem os recursos tecnológicos apropriados para as necessidades atuais, e a ausência de espaços arquitetônicos bem elaborados também é um fator determinante para a falta de novos frequentadores. Para incentivar a comunidade à leitura e inserir a biblioteca no Programa de atividades relevantes da cidade, propõe-se uma nova abordagem para este projeto, com um olhar mais sensível sobre como a arquitetura do espaço edificado pode influenciar diretamente o comportamento e bem-estar de seu usuário, usando táticas para tornar o próprio ambiente mais interativo, lúdico e educativo com o estímulo dos cinco sentidos. |
Abstract: | The reading habit in Brazil has been shown to be unstable as the number of readers decreases and more than half of the population claims to have never stepped into a library. In addition, data shows that many libraries in the country do not have the technological resources appropriate for current needs, and the absence of well-designed architectural spaces is also a determining factor for the lack of new visitors. To encourage the community to read and insert the library into the program of relevant activities in the city, a new approach is proposed for this project, with a more sensitive look at how the architecture of the built space can directly influence the behavior and well- being of its user, applying tactics to make the environment itself more interactive, playful and educational with the stimulus of the five senses. |
Keywords: | Biblioteca Arquitetura sensorial Biblioteca inclusiva Iluminação natural Sentidos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6201 |
metadata.dc.subject.controlado: | Arquitetura de bibliotecas - Manaus (AM) Arquitetura - Projetos e plantas Bibliotecas públicas - Manaus (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EmanuelleOliveira.pdf | 58,28 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Revista_EmanuelleOliveira.pdf | 26,14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.