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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mapeando teses e dissertações que tratam sobre avaliação com as crianças com necessidades educacionais.
metadata.dc.creator: Silveira, Letícia Farias da
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Rozane Alonso
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Simône de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Isabel Alonso
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, buscou realizar um estudo acerca das produções acadêmicas a nível stricto sensu (Mestrado e Doutorado) voltadas a avaliação educacional com crianças com necessidades educacionais especiais nos últimos 10 anos (2011 a 2021) na área de concentração Educação em todas as regiões do Brasil. A abordagem metodológica se ampara na pesquisa qualitativa, tendo como base os estudos de Rey (2005), onde o autor afirma que esta abordagem metodológica deve atuar permanentemente definindo e redefinindo as decisões e opções metodológicos que compõem o trabalho de campo. Os instrumentos para a produção de dados se apropriam do uso do Mapeamento Teórico de Biembengut (2008) onde a autora estabelece que este tipo de instrumento permite a revisão e o significativo avanço nas pesquisas da área que se destina a pesquisa, além de possibilitar a ampliação do conhecimento que se articulam aos fenômenos da área, bem como a revisão de literatura. Diante disso este trabalho tem como o seu objetivo geral analisar as produções realizadas com a temática Educação Especial e processo de avaliação de crianças com necessidades educativas especiais em teses e dissertações, no acervo digital do portal da CAPES, no período de 2011 a 2021. Para dar conta das discussões teóricas sobre avaliação educacional e planejamento escolar, optou-se pela leitura dos escritos de Luckesi (2008), Vasconcellos (2008, 2012), Sobrinho (2008), entre outros. Sobre avaliação com crianças com necessidades educacionais especiais, em autores como Carvalho (2000), Sassaki (1998), Oliveira e Campos (2005); Glat e Kadlec (1989); Lunt (1995) e Fonseca (1995) entre outros. Diante disso, o que se tem observado é necessidade de ampliar as discussões sobre os procedimentos de verificação da aprendizagem que correspondam as necessidades específicas de cada criança com necessidade educativa especial, pois, nos trabalhos levantados, foram encontrados poucos que se dedicam a pesquisar e problematizar não apenas a inserção deste perfil de estudantes nas escolas regulares de ensino, mas que, também promovam a inclusão levando em consideração os mecanismos e procedimentos necessários para perceber a aprendizagem destas crianças de maneira significativa.
Abstract: The present Course Completion Work - TCC, sought to carry out a study on academic productions at the stricto sensu level (Master's and Doctorate) aimed at educational assessment with children with special educational needs in the last 10 years (2011 to 2021) in the area of concentration Education in all regions of Brazil. The methodological approach is supported by qualitative research, based on studies by Rey (2005), where the author states that this methodological approach must act permanently defining and redefining the methodological decisions and options that make up the fieldwork. The instruments for the production of data appropriate the use of Biembengut's Theoretical Mapping (2008) where the author establishes that this type of instrument allows the review and significant progress in research in the area that is intended for research, in addition to enabling the expansion of knowledge that are articulated to the phenomena of the area, as well as the literature review. Therefore, this work has as its general objective to identify the productions carried out with the theme Special Education and the process of evaluating children with special educational needs in theses and dissertations, in the digital collection of the CAPES portal, in the period from 2011 to 2021. to account for the theoretical discussions on educational assessment and school planning, we chose to read the writings of Luckesi (2008), Vasconcellos (2008, 2012), Sobrinho (2008), among others. On assessment with children with special educational needs, in authors such as Carvalho (2000), Sassaki (1998), Oliveira and Campos (2005); Glat and Kadlec (1989); Lunt (1995) and Fonseca (1995) among others. In view of this, what has been observed is the need to broaden the discussions on the procedures of verification of learning that correspond to the specific needs of each child with special educational needs, since, in the studies surveyed, few were found that are dedicated to research and problematize. not only the insertion of this profile of students in regular schools, but that also promote inclusion taking into account the mechanisms and procedures necessary to perceive the learning of these children in a meaningful way.
Keywords: Educação Especial
Avaliação
Educação Inclusiva
Planejamento
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6206
metadata.dc.subject.controlado: Educação inclusiva
Inclusão escolar
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