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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6213
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Análise de desempenho de rota no perímetro urbano de Manaus: estudo de caso da operação de veículos de carga na av. General Rodrigo Otávio |
metadata.dc.creator: | Freitas, Bruna dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pinheiro, Ana Maria Guerra Seráfico |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pontes, Taís Furtado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Marcus Vinicius Guerra Seraphico de Assis |
metadata.dc.description.resumo: | A mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades. A falta de planejamento de transportes e infraestrutura nesta área atrelada ao aumento da circulação de veículos tem como consequências vários transtornos como: congestionamentos, falta de fluidez, acidentes no trânsito dentre outros. Diante desse contexto, estudos relacionados à Engenharia de Tráfego são muito importantes. O presente trabalho tem como objeto de estudo o trecho da avenida General Rodrigo Otávio que começa no Complexo Viário Gilberto Mestrinho (CVGM) e finaliza na confluência desta com a Rotatória da Suframa. Este estudo busca analisar o desempenho de rota dos veículos de carga com base na metodologia de velocidade e retardamento conforme o Boletim Técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego. A partir dos dados coletados em campo, foram verificadas as velocidades de percurso que são desenvolvidos pelos veículos de carga, os tempos de paradas e motivos dos retardamentos. Os resultados mostraram os segmentos críticos. Sendo, no sentido CVGM-Distrito, o trecho crítico compreendido entre semáforo em frente ao Baratão da Carne e o semáforo na interseção com a rua Domingo Ilara; e no sentido Distrito-CVGM, o trecho entre o semáforo em frente ao Posto Shell e o semáforo em frente a Força Construtiva. Além disso, o conhecimento de tais fatores, serve como base para subsidiar o planejamento de transportes, para que sejam feitas intervenções no local. |
Abstract: | Urban mobility is a major challenge for cities. The lack of transport planning and infrastructure in this area linked to the increase in vehicle circulation has as consequences several disorders such as: congestion, lack of fluidity, traffic accidents, among others. In this context, studies related to Traffic Engineering are very important. The present work has as its object of study the section of Avenida General Rodrigo Otávio that begins at the Complexo Viário Gilberto Mestrinho (CVGM) and ends at its confluence with the Suframa Roundabout. This study seeks to analyze the route performance of freight vehicles based on the speed and delay methodology according to the Technical Bulletin of the Traffic Engineering Company. From the data collected in the field, the travel speeds that are developed by the cargo vehicles, the stop times and reasons for delays were verified. The results showed the critical segments. Being, in the CVGM-Distrito direction, the critical section between the traffic light in front of Baratão da Carne and the traffic light at the intersection with Rua Rubens Benzecry; and towards Distrito-CVGM, the section between the traffic light in front of the Shell Post and the traffic light in front of Força Construtiva. In addition, knowledge of such factors serves as a basis to support transport planning, so that interventions can be made on the spot. |
Keywords: | Velocidade e retardamento Engenharia de tráfego Veículo de carga Contagem volumétrica |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA CIVIL: INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | FT - Faculdade de Tecnologia |
metadata.dc.publisher.course: | Engenharia Civil - Bacharelado - Manaus |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6213 |
metadata.dc.subject.controlado: | Engenharia de tráfego - Manaus (AM) |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias |
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