Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6217
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo da percepção dos egressos do curso Bacharelado em Administração formados pelo Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas quanto à empregabilidade
Autor(a): Batista, Izabelly Pinto
Orientador(a): Olavo, Antônio Vagner Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Olavo, Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Marinilde Verçosa
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
Resumo: A empregabilidade é tema de diversos debates sobre emprego e mercado de trabalho. Atualmente está predominantemente associada à adaptabilidade do trabalhador ao contexto de mudanças do mundo empresarial. Este estudo teve por objetivo geral analisar a percepção dos egressos do Curso de Administração do Instituto de Natureza e Cultura – INC/UFAM, formados no período 2006-2022, quanto à contribuição do bacharelado na empregabilidade. Como procedimento metodológico realizou-se pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem mista. Foram recolhidas 79 respostas, a partir de questionário aplicado através da ferramenta google forms. Destaca-se que a abordagem quantitativa se sobressaiu na coleta e análise dos dados. O tratamento estatístico baseou-se na Análise de Estatística Descritiva com apresentação de frequência e média dos dados. A análise de conteúdo, foi empregada com os dados qualitativos. Os principais resultados revelam que a maior parcela dos egressos está inserida no mercado de trabalho, atuando em sua área de formação acadêmica e predominantemente no setor público. Identificou-se, também, que a eficácia de busca, otimismo e responsabilidade e decisão são fatores relevantes na empregabilidade dos egressos e que o fator dificuldade de busca, mesmo que estatisticamente significante, não levou a resultados conclusivos. Conclui-se que os egressos têm alta empregabilidade e que o curso de administração tem importante participação nesta condição.
Resumo em outro idioma: La empleabilidad es objeto de varios debates sobre el empleo y el mercado laboral. En la actualidad, se asocia predominantemente a la adaptabilidad del trabajador al contexto de cambios en el mundo empresarial. El objetivo general de este estudio fue analizar la percepción de los egresados del Curso de Administración del Instituto de Naturaleza y Cultura - INC/UFAM, graduados en el período 2006-2022, sobre la contribución de la licenciatura en la empleabilidad. Como procedimiento metodológico se realizó una investigación exploratoria y descriptiva, con un enfoque mixto. Se recogieron 79 respuestas de un cuestionario aplicado a través de la herramienta de formularios de google. Se destaca que el enfoque cuantitativo se destacó en la recolección y análisis de datos. El tratamiento estadístico se basó en Análisis Estadístico Descriptivo con presentación de datos en frecuencia y media. Se utilizó análisis de contenido con datos cualitativos. Los principales resultados revelan que la mayoría de los egresados se insertan en el mercado laboral, desempeñándose en su área de formación académica y predominantemente en el sector público. También se identificó que la eficacia de búsqueda, el optimismo y la responsabilidad y decisión son factores relevantes en la empleabilidad de los egresados y que el factor dificultad de búsqueda, aunque estadísticamente significativo, no condujo a resultados concluyentes. Se concluye que los egresados tienen alta empleabilidad y que la carrera de administración tiene un papel importante en esta condición.
Palavras-chave: Empregabilidade
Mercado de trabalho
Bacharel em Administração
Instituto de Natureza e Cultura
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6217
Vocabulário controlado: Oportunidades de emprego
Educação - Aspectos sociais
Procura de emprego
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_IzabellyBatista.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.