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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Percepção de discentes, técnicos e docentes do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) sobre a doação voluntaria de corpos para fins de estudo e pesquisa em Anatomia Humana.
Other Titles: Perception of students, technicians and professors of the Institute of Health and Biotechnology (ISB) on the voluntary donation of bodies for the purpose of study and research in Human Anatomy.
metadata.dc.creator: Lopes, Gabriele de Jesus Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Guilherme, Adriano Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinheiro, Liliane Sena
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Rafael Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Lucélia Barata da
metadata.dc.description.resumo: O uso do cadáver no estudo de Anatomia proporciona melhor conhecimento das variações anatômicas e da topografia corporal, o que permite aos estudantes aprender os diferentes órgãos e estruturas de forma mais precisa. O corpo humano cadavérico é extremamente necessário para o estudo da Anatomia e que a sua carência compromete a formação qualificada dos acadêmicos e futuros profissionais de saúde. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de docentes, discentes e técnicos do Instituo de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre a doação voluntária de corpos para fins de estudo e pesquisa em Anatomia Humana. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e prospectivo, com abordagem indutiva e coleta de dados por documentação direta extensiva, através de questionário individual. Participaram do estudo, 114 discentes, dos cursos que apresentaram em sua grande curricular as disciplinas Anatomia Humana ou Embriologia Humana, 1 docente e 1 técnico do ISB/UFAM. O estudo foi submetido à Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética. De modo geral, 69% dos indivíduos foram do sexo feminino. Relativamente à idade, a maior predominância foi de jovens entre 21 e 25. No que diz respeito à religião dos participantes, a maioria era protestante e católica. Sobre a escolaridade, predominou a graduação incompleta. No que tange ao conhecimento dos discentes, docentes e técnicos sobre a doação de corpos para o estudo em anatomia, percebeu-se que a maioria dos participantes já tinham ouvido falar, mas que a metade dos indivíduos não doaria, outros não tinham opinião formada e poucos decidiram doar. Diante do exposto, os acadêmicos, docentes e técnicos da instituição, mostraram através das suas respostas, que a necessidade de cadáveres para estudo em anatomia é de grande alicerce, sendo este, fundamental para os profissionais de saúde. Mostra como são favoráveis ao uso de corpos humanos no ensino e pesquisa, porém não conhecem bem a legislação a qual regulamenta a utilização de corpos de indigentes e de mortos não reclamados pelas respectivas famílias. Portanto, a disponibilidade de informações sobre o processo de doação pode ter um reflexo na sociedade que permita o aumento na taxa de adesão de possíveis doadores. Assim, estratégias que atinjam de forma mais efetiva a população da comunidade acadêmica sobre a informação da temática, é imprescindível.
Abstract: The use of the cadaver in the study of Anatomy provides better knowledge of anatomical variations and body topography, which allows students to learn the different organs and structures more accurately. The cadaveric human body is extremely necessary for the study of Anatomy and its lack compromises the qualified training of academics and future health professionals. The present study aimed to evaluate the perception of professors, students and technicians of the Institute of Health and Biotechnology (ISB) of the Federal University of Amazonas (UFAM) on the voluntary donation of bodies for the purpose of study and research in Human Anatomy. This is a descriptive, cross-sectional and prospective study, with an inductive approach and data collection through extensive direct documentation, through an individual questionnaire. Participated in the study, 114 students, from the courses that presented in their great curriculum the subjects Human Anatomy or Human Embryology, 1 professor and 1 technician from ISB/UFAM. The study was submitted to Plataforma Brasil and approved by the Ethics Committee. Overall, 69% of individuals were female. In terms of age, the majority were young people between 21 and 25. With regard to the participants' religion, most were Protestant and Catholic. Regarding education, incomplete graduation predominated. Regarding the knowledge of students, teachers and technicians about the donation of bodies for the study in anatomy, it was noticed that most participants had already heard about it, but that half of the individuals would not donate, others had no formed opinion and few decided to donate. In view of the above, the academics, teachers and technicians of the institution showed through their answers that the need for cadavers for study in anatomy is of great foundation, which is fundamental for health professionals. It shows how they are in favor of the use of human bodies in teaching and research, but they are not well aware of the legislation that regulates the use of indigent bodies and unclaimed dead bodies by their respective families. Therefore, the availability of information about the donation process can have a reflection on society that allows an increase in the rate of adhesion of potential donors. Thus, strategies that more effectively reach the population of the academic community about information on the subject are essential.
Keywords: Doação
Cadáver
Anatomia
Morfologia
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.course: Enfermagem - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6223
metadata.dc.subject.controlado: Corpo humano
Indigente
Anatomia humana
Peças anatômicas biológicas
Topografia corporal
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