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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Christophe Saint-Christie de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3228997034387953pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vandermi João da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1231884642541177pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Jhonathan Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490117875694157pt_BR
dc.creatorGomes, Lucas Cidade dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806478508711712pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T17:07:30Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-18T17:07:30Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6224-
dc.description.abstractDigital games are available at all school levels, from kindergarten, in which play and games become common activities of children's nature, to the various subjects in higher education courses, being widely used in simulations of real environments to the practice and learning of content. The creation of recreational games for the industry has grown exponentially, taking into account the importance of teaching through education in all forms. Therefore, the present work aims to present the PlayKids platform in which it allows its users to have access to games intended for the education of children between 5 and 12 years old. The platform was based on information obtained from documentary research and developed using the spiral model in conjunction with various software technologies. After the construction, an evaluation was carried out through a questionnaire with scales based on the Technological Acceptance Model, in which the results obtained highlighted positive aspects about the ease of use and usefulness of the application.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos digitais estão em todos os níveis escolares, desde o jardim de infância, em que o lúdico e as brincadeiras tornam-se atividades comuns da natureza infantil, às diversas disciplinas nos cursos de nível superior, sendo muito utilizados em simulações de ambientes reais para a prática e aprendizagem de conteúdo. A criação de jogos recreativos para a indústria cresceu de forma exponencial, levando em consideração a importância do ensino por meio da educação de todas as formas. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a plataforma PlayKids na qual permite que seus usuários tenham acesso a jogos destinados à educação de crianças entre 5 e 12 anos. A plataforma foi fundamentada por meio de informações obtidas com a pesquisa documental e desenvolvido usando como base o modelo espiral em conjunto com diversas tecnologias de software. Após a construção foi realizada uma avaliação através de um questionário com escalas baseadas no Modelo de Aceitação Tecnológica, no qual os resultados obtidos ressaltaram aspectos positivos sobre a facilidade de uso e utilidade da aplicação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.departmentICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)pt_BR
dc.relation.referencesABRAGAMES - Associação Brasileira Das Empresas Desenvolvedoras De Jogos Digitais. dados sobre o mercado de games do brasil. 2022. online. disponível em:<http://www.abragames.org/o-que-estamos-fazendo>. acesso em: 15 fev. 2022 ABREU, B. G. D. Desenvolvimento de um sistema web para utilização e gerenciamento de dados de cupons fiscais e saúde. Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016. ANDRES, D. P.; CYBIS, W. D. A. Um estudo teórico sobre as técnicas de avaliação de software educacional. VI Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, 2000 BENTO, E. J. Desenvolvimento web com PHP e MySQL. 1ª. ed. São Paulo: Casa do Código, 2014. BRG Business Rules Group. Defining Business Rules – What Are They Really? 2000, revisão 1.3. Disponível em: . Acesso em: jun. 2005. BULEGON. “Festa na Escola” – Jogo Educacional Digital para o Ensino de Núemros e Quantidades na educação Infantil. – SEPE 26 a 28, 2021 CENTENARO, J. Desenvolvimento de um software web para gerenciamento de requisitos de software. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Novembro, 2014. CONALLEN, J. Desenvolvendo aplicações Web com UML: tradução da segunda edição. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. KRIPKA, R. M. L.; BONOTTO, D. D. L.; SCHELLER, M. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Aracajú, v. 2, p. 243-247, Agosto 2015. LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2th. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008. Citado na página 85 MAIA, L. S. Um processo para o desenvolvimento de aplicações Web acessíveis. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, 2010. MANZANO, José Augusto G., OLIVEIRA, Jayr de. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de. Programação de Computadores. 28.ed. São Paulo: Érica, 2016. MOTA, J. D. R.; SIQUEIRA, L. N. P. Sistema de Avaliação Baseado em Técnicas de Aprendizado de Máquina. Revista do COMINE, Patos de Minas, v. 1, n. 1, novembro 2016. ISSN 2527-2535. OLIVEIRA, M. M. D. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. PARREIRA JÚNIOR; “APOSTILA ENGENHARIA DE SOFTWARE I” 2013, Universidade Do Estado De Minas Gerais. PINHEIRO, R. C.; CAVALCANTE, G. R. M.; AMORIM, N. O. Jogos digitais para alfabetização: avaliando e reconfigurando o jogo “Batalha Naval”. Revista Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 12, n. 1, pp. 653-680, jan./mar, 2018. PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B.R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016 ABREU, B. G. D. Desenvolvimento de um sistema web para utilização e gerenciamento de dados de cupons fiscais e saúde. Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2016. RAMOS, Daniela K; ROCHA, Natalia L. Avaliação do uso de jogos eletrônicos para o aprimoramento das funções executivas no contexto escolar. Rev. Psicopedagogia, 33(101):133-143, 2016; SILVEIRA, G. D. M.; SILVA, A. A. N. Desenvolvimento de um sistema web para acompanhamento pedagógico (SWAP). Revista de Iniciação Científica da Libertas, São Sebastião do Paraíso, p. 104-118, Julho 2016. SOUZA, R. A. C. D. Uma Extensão do Fluxo de Análise e Projeto do RUP para o Desenvolvimento de Aplicações WEB. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Abril 2002 SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. TOLOMEI, Bianca Vargas. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivaçãona Educação. EAD EM FOCO, [S.l.], v. 7, n. 2, set. 2017. VALENTE. José Armando. O computador na Sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999 WINCKLER, M.; PIMENTA, M. S. Avaliação de usabilidade de sites web. Escola Regional de Informática, Porto Alegre, p. 1-54, 2002. LUDICHAT:https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-diagrama-entidade-relacionamento/#section_0, <acesso em: 03/04/2022>pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo Educacionalpt_BR
dc.subjectPlataforma de Jogospt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.titlePlataforma de Jogos Playkidspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2022-04-22-
dc.publisher.localpubItacoatiara-AMpt_BR
dc.subject.controladoPlataforma PlayKidspt_BR
dc.subject.controladoLinguagem PHPpt_BR
dc.subject.controladoEducação infantilpt_BR
dc.subject.controladoSoftware de Educaçãopt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2166-3351pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2166-3351pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Software - Bacharelado - Manauspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

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