Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6229
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O eu-professor(a) no ensino de Ciências: narrativas e práticas docentes em contexto amazônico por uma re(trans)formação
metadata.dc.creator: Souza, Beatriz Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira , Jarliane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Ercila Pinto
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi realizada para contribuir no campo de ensino de ciências ao compreender como se constitui o eu-professor, entendendo como nos tornamos professores de ciências e quais as narrativas que os docentes trazem consigo no decorrer de toda a sua arte de experienciar a prática docente no ensino de ciências em um contexto amazônico. Justificou-se esta pesquisa como uma possibilidade em compreender a constituição do eu-professor, refletindo sobre o momento em que o professor passa a realmente experienciar está arte ou oficio, e como as tecnologias do eu subjetivam no ato de constituir-se. Devido ao fato de ser uma futura professora, estar cursando a licenciatura, acredito que esta reflexão irá contribuir no que diz respeito ao me situar no campo do ensino, da educação. Por uma abordagem de pesquisa pós-crítica em educação, analisamos as narrativas dos sujeitos que atuam no ensino de ciências, por meio de entrevistas gravadas e posteriormente transcritas. Apontamos nas falas dos sujeitos que a formação se dá por outros meios, sejam eles disciplinares, transdisciplinares ou tecnológicos dos saberes locais, e neste sentido entendemos que o(a) professor(a) deve sempre ter um olhar para uma re(trans)formação.
Abstract: This research was conducted to contribute to the field of Science education by understanding how the teacher-self is constituted, understanding how we become Science teachers and what narratives teachers bring with them throunghout their art of experiencing the teaching practice in Science education in na Amazonian contexto. This research is justified as possibility to understand the constituion of the teacher-self, reflecting on the moment when the teacher actually experiences this art or craft, and how the Technologies of the self subjectivize the act of constituting. Due to the fact that I am a future teacher, I believer that this reflection will contribute with respect to situating myself in the field of teaching, of education. Using a post-critical research approach in education, we analyzed the narratives of subjects who work in Science teaching, by means of áudio-recorded and later transcribed interviews. We point out in the statements of the subjects that the formation occurs by other means, whether they are disciplinary, transdisciplinar or technologial of local knowledge, and in this sense we understand that the teacher should always have na eye for a re(trans) formation.
Keywords: Eu-professor
Ensino de ciências
Narrativas docentes
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6229
metadata.dc.subject.controlado: Professores de ciência
Corpo docente
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BeatrizSouza.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant955,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.