Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6234
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino de ciências por meio das plataformas digitais e as dificuldades enfrentadas pelos discentes em uma universidade pública em meio à pandemia da covid-19
metadata.dc.creator: Silva, Carmen Malafaia
metadata.dc.contributor.advisor1: Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Greta Tami Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Aráujo, Tales Vinicius Marinho de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa abordará a temática sobre o ensino de ciências por meio das plataformas digitais e as dificuldades enfrentadas pelos discentes em uma universidade pública em meio à pandemia de covid-19. Ao que se refere à educação, devido o isolamento social como medida protetiva para evitar a propagação do vírus SARS-COV-2, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta teve que ser repensada, para dar assistência aos alunos do ensino básico e superior. Para continuar as aulas as Instituições de Ensino Superior optaram pelo Ensino Remoto, utilizando as tecnologias de Informação e comunicação (TICs) como ferramentas de ensino, mas no primeiro momento apenas algumas implantaram atividades remotas. Nesta perspectiva, as principais dificuldades que algumas Universidades estão enfrentando são de acesso à internet e falta de equipamentos eletrônicos, como smartphone, tablet e notebook. Neste contexto enquadram-se as universidades e institutos do interior do estado do Amazonas. Por isso, esta pesquisa teve como finalidade investigar as práticas de ensino e aprendizagem dos alunos(as) nas disciplinas no ensino do curso de Ciências: Biologia e Química durante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico, pesquisa descritiva, documental, qualitativa. O público alvo desta pesquisa são os acadêmicos(as) do Instituto de Natureza e Cultura/INC, do curso de Ciências: Biologia e Química. Na análise documental, demonstram-se os passos que a Universidade e o Instituto decidiram relacionadas aos prédios, ensino, pesquisa, extensão e trabalho dos técnicos e outros que forma o conjunto de trabalhadores dos mesmos; diante da pandemia da Covid-19, adotando medidas necessárias de proteção e de responsabilidade com a saúde, e meios para continuar as aulas, como o ensino remoto/híbrido. Através dos dados obtidos por meio do questionário, analisaram-se três principais pontos: adaptação ao ensino remoto, mudanças decorrentes dessa modalidade de ensino no cotidiano dos discentes e qualidade no ensino e aprendizagem. Diante da experiência compartilhada pelos discentes, entendemos que as universidades não foram preparadas, mesmo as universidades que possuem EAD não estavam preparadas para o ensino remoto/híbrido. Portanto, esta pesquisa permitiu conhecer a realidade dos estudantes de ensino superior de uma universidade pública localizada na região do Alto Solimões. Como futura docente, este estudo me permite repensar na identidade que construir na graduação antes da pandemia e traçar novas possibilidades de metodologias que possam ser bem desenvolvidas para melhor ensino e aprendizagem, utilizando principalmente as TICs, e realizando pesquisas a fim de acompanhar o ritmo das inovações na educação.
Abstract: This research will address the issue of teaching science through digital platforms and the difficulties faced by students at a public university in the midst of the covid-19 pandemic. With regard to education, due to social isolation as a protective measure to prevent the spread of the SARS-COV-2 virus, recommended by the World Health Organization (WHO), this had to be rethought, to assist elementary school students. and higher. To continue classes, Higher Education Institutions opted for Remote Teaching, using Information and Communication Technologies (ICTs) as teaching tools, but at first only a few implemented remote activities. In this perspective, the main difficulties that some Universities are facing are internet access and lack of electronic equipment, such as smartphones, tablets and notebooks. In this context are included the universities and institutes of the interior of the state of Amazonas. Therefore, this research aimed to investigate the teaching and learning practices of students in the subjects in the teaching of the Science course: Biology and Chemistry during remote teaching. For that, a bibliographic survey, descriptive, documentary, qualitative research was carried out. The target audience of this research are academics from the Institute of Nature and Culture/INC, from the Science course: Biology and Chemistry. In the documental analysis, the steps that the University and the Institute decided on related to the buildings, teaching, research, extension and work of technicians and others that form the group of workers of the same are demonstrated; in the face of the Covid-19 pandemic, adopting necessary measures of protection and responsibility with health, and means to continue classes, such as remote/hybrid teaching. Through the data obtained through the questionnaire, three main points were analyzed: adaptation to remote teaching, changes resulting from this type of teaching in the students' daily lives and quality in teaching and learning. Therefore, this research in the face of the experience shared by the students, we understand that the universities were not prepared, even with the EAD modality, but it is not the same thing. Therefore, this research allowed us to know the reality of higher education students at a public university located in the Alto Solimões region. As a future teacher, this study allows me to rethink the identity that I build in graduation before the pandemic and to outline new possibilities for methodologies that can be well developed for better teaching and learning, mainly using ICTs, and carrying out research in order to keep up with the pace of innovations in education.
Keywords: Ensino remoto
Tecnologia
Plataformas digitais
Adaptações
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6234
metadata.dc.subject.controlado: Ensino remoto emergencial
Ensino e aprendizagem
Ferramentas de ensino
Ensino híbrido
COVID-19
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CarmenMalafaia.pdf9,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.