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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6235
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | Formação de professores indígenas e a educação escolar "diferenciada" na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM |
Autor(a): | Oliveira, Amélia Ruth Almeida |
Orientador(a): | Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Adelson Florêncio de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Xavier, Nunes da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa se insere no campo de estudos que busca relacionar a formação de professores indígenas à educação escolar indígena e ao ensino de línguas em comunidades indígenas. O objetivo geral da investigação é compreender como se iniciou e tem se desenvolvido a trajetória de formação de professores indígenas e os desafios enfrentados por eles na fronteira, especificamente no município de Benjamin Constant – AM. Para embasamento do referencial teórico, a pesquisa foi feita com base nas leituras de autores que tratam da temática em questão, como: Maher (1994, 1996, 2006, 2007), Cavalcanti (2001), D’Angelis (2012), Nobre (2012), Matos e Monte (2006), Silva (2011), Paladino e Almeida (2012), Grupioni (2006), dentre outros. O método utilizado foi o indutivo, porque partimos da observação dos dados particulares relacionados à formação de professores que atuam nas comunidades indígenas, por meio dos quais foi possível fornecer respostas mais generalizantes acerca da problemática em questão, apoiando-se nas discussões teóricas suscitadas. Os resultados apontam que os professores indígenas Tikuna buscam preservar, fortalecer a língua Tikuna, já os Kokama buscam revitalizar a língua ancestral. As outras línguas como o Português e o Espanhol influenciam os Tikuna, porém, privilegiam a língua ancestral, e precisa ser fortalecida, para que não entre extinção com o passar do tempo, como aconteceu com a língua Kokama. |
Resumo em outro idioma: | Esta investigación se enmarca en el campo de estudios que busca relacionar la formación de maestros indígenas con la educación escolar y la enseñanza de lenguas indígenas en comunidades indígenas. El objetivo general de la investigación es comprender cómo se inició y se ha desarrollado la trayectoria de la formación de maestros indígenas y los desafíos que enfrentan en la frontera, específicamente en la ciudad de Benjamin Constant - AM. Para sustentar el marco teórico, la investigación se basó en las lecturas de autores que abordan el tema en cuestión, tales como: Maher (1994, 1996, 2006, 2007), Cavalcanti (2001), D'Angelis (2012), Nobre (2012), Matos y Monte (2006), Silva (2011), Paladino y Almeida (2012), Grupioni (2006), entre otros. El método utilizado fue el inductivo, pues partimos de la observación de los datos particulares relacionados con la formación de docentes que laboran en comunidades indígenas, a través de los cuales fue posible brindar respuestas más generales sobre el tema en cuestión, a partir de los planteamientos teóricos, discusiones planteadas. Los resultados muestran que los maestros indígenas Tikuna buscan preservar, fortalecer la lengua Tikuna y esto repercute en la educación escolar, mientras que los Kokama buscan revitalizar la lengua ancestral. Otros idiomas como el portugués y el español influyen en el Tikuna, sin embargo, favorecen el idioma ancestral, y es necesario fortalecerlo para que no se extinga con el tiempo. En cuanto al idioma Kokama, se encuentra en proceso de revitalización y búsqueda de fortalecimiento por parte de hablantes nativos. |
Palavras-chave: | Formação de professores indígenas Educação escolar "diferenciada" Língua ancestral Revitalização |
Área de conhecimento - CNPQ: | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) |
metadata.dc.publisher.course: | Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola - Licenciatura - Benjamin Constant |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6235 |
Grupo de pesquisa: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Vocabulário controlado: | Língua Tikuna Língua Kokama Professores - Formação Comunidades indígenas Educação escolar |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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