Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6238
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ciência do Museu Magüta: espaço não formal de ensino e aprendizagem em Ciências
Autor(a): Coelho, Rayciane Campos
Orientador(a): Lemos, Radamés Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Agmar José de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Aráujo, Tales Vinícius Marinho de
Resumo: Esta pesquisa tematiza e reflete sobre a ciência presente no Museu Magüta, localizado no município de Benjamin Constant-AM, que guarda e preserva seus saberes, tradições, artes e culturas. A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber, sendo o Museu esse espaço não formal de ensino e aprendizagem em ciências, que provoca o pensar da constituição dos saberes e educação a partir dos conhecimentos culturais, sociais e identitários dos indígenas. Por isso, buscamos compreender como o ensino de ciências em espaços não formais em contexto amazônico contribui no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que fez uso de entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos responsáveis e visitantes do museu, bem como visitas no campo de pesquisa, afim de identificar a ciência nos elementos artesanais e repensar o ensino de ciências. Percebeu-se que o Museu Magüta enquanto um espaço não formal de educação apresenta muitas histórias e memorias coletivas elementos culturais artísticos e identitários do povo Ticüna. Portanto, o trabalho resgata a importância da prática e do diálogo entre saberes culturais e tradicionais, uma vez que esse diálogo pode trazer temáticas com grande potencial de problematização e contextualização para o ensino de Ciências, contribuindo para construir uma proposta metodológica em práticas de ensino.
Resumo em outro idioma: Esta investigación tematiza y reflexiona sobre la ciência presente en el Museo Magüta, ubicado en el município de Benjamin Constant-AM, el cual guarda y conserva sus saberes, tradiciones, artes y culturas. La educacíon existe donde no hay escuela y puede haber redes sociales y estructuras de transferencia de conocimiento en todas partes, siendo el Museo esse espacio no formal de enseñanza y aprendizaje en ciencias, que provoca pensar en la constitución del saber y la educación a partir de la cultura, saberes sociales e identitarios de los pueblos indígenas. Por lo tanto, buscamos compreender cómo la enseñanza de las ciencias en espacios no formales en el contexto amazónico contribuye al proceso de enseñanza y aprendizaje. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, que hizo uso de entrevistas y cuestionarios aplicados a sujeitos responsables y visitantes de museos, así como visitas en el campo de investigación, con el fin de identificar la ciencia en elementos artesanales y repensar la enseñanza de las ciencias. Se percibió que el Museo Maguta como espacio de educación no formal presenta muchas historias y memorias colectivas, elementos culturales artístico e identitario del Pueblo Ticüna. Por lo tanto, el trabajo rescata la importancia de la práctica y el diálogo entre saberes culturales y tradicionales, ya que este diálogo peude traer temas con gran potencial de problematización y contextualización para la enseñanza de las Ciencias, contribuyendo a construir uma propuesta metodológica en las prácticas docentes.
Palavras-chave: Museu Magüta
Ensino de ciências
Espaço não formal
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6238
Vocabulário controlado: Saberes
Tradições
Ensino e aprendizagem
Ensino de Ciências
Índios Ticunas
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RaycianeCoelho.pdfCiências: Biologia e Química - Licenciatura - Benjamin Constant2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.